1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tribunal turco ordena libertação de oito ativistas

AFP | AP | DPA | Lusa | gcs
26 de outubro de 2017

Os oito ativistas dos direitos humanos estavam em prisão preventiva desde julho, por alegado apoio ao terrorismo. Entre os libertados está o alemão Peter Steudtner, que prestou serviço em Moçambique.

https://p.dw.com/p/2mWP3
Foto: Reuters/O. Orsal

Um tribunal em Istambul ordenou a libertação de oito ativistas dos direitos humanos na quarta-feira (25.10). Os ativistas pertencem a um grupo de 11 pessoas detidas em julho, acusadas de apoiar grupos terroristas.

Ao sair da prisão de Silivri, perto de Istambul, o ativista alemão Peter Steudtner abraçou vários apoiantes que se juntaram ali para o receber.

"Creio que estamos mais do que aliviados. Estamos muito contentes com o que aconteceu. Eu estou muito grato; estamos muito gratos a todos os que nos apoiaram legal e diplomaticamente e demonstraram a sua solidariedade", afirmou, emocionado, na madrugada de quinta-feira.

Steudtner prestou serviço civil na Ilha de Moçambique, ajudando a reintegrar ex-crianças soldado, tendo regressado diversas vezes ao país. Esteve ainda várias vezes em Angola. A detenção do ativista deteriorou ainda mais as relações diplomáticas entre Berlim e Ancara. O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Sigmar Gabriel, descreveu as acusações de terrorismo como "incompreensíveis".

Segundo a agência de notícias DPA, os dois ativistas europeus libertados, Steudtner e o colega sueco Ali Gharavi, deverão regressar a casa esta quinta-feira.

Türkei Istanbul Freilassung Peter Steudtner
Os ativistas alemão Peter Steudtner (segundo, a contar da dir.) e sueco Ali Gharavi (ao lado) falam aos jornalistas após serem libertados na madrugada de quinta-feiraFoto: Reuters/O. Orsal

A diretora da Amnistia Internacional na Turquia, Idil Eser, que também foi libertada, afirmou que a ordem do tribunal foi "surpreendente" e lembrou que "ainda há muito amigos e jornalistas que estão na prisão injustamente".

"Vamos continuar a trabalhar até que todos os defensores dos direitos humanos e jornalistas sejam libertados", prometeu Eser.

Entre os jornalistas detidos está Deniz Yücel, correspondente do diário alemão "Die Welt", igualmente acusado de apoio ao terrorismo e preso em fevereiro passado em Istambul.

Saltar a secção Mais sobre este tema