1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UNITA alista figuras de peso da sociedade civil

28 de abril de 2017

A lista de candidatos da UNITA à Assembleia Nacional de Angola ainda não foi tornada pública. Mas já foram confirmados nomes de figuras de peso da sociedade civil que o partido alistou para as eleições de agosto.

https://p.dw.com/p/2c3Aa
Foto: DW/N. Sul D'Angola

O antigo vigário-geral da diocese de Cabinda, Raul Tati, foi a figura escolhida para liderar a campanha da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) na província de Cabinda. A informação é confirmada pelo próprio à DW África.

"A sociedade civil de Cabinda tem estado a trabalhar em relação às eleições de agosto e os trabalhos levaram-nos a uma concertação, que nos levou a firmarmos uma colaboração com a UNITA", explica.

Angola Raul Tati Priester in Cabina
Raul Tati candidata-se como independente pela lista da UNITAFoto: DW/C. Luemba

Segundo Raul Tati, o Grupo de Reflexão da Sociedade Civil de Cabinda e o partido de Isaías Samakuva assinaram um acordo, tendo a UNITA disponibilizado os dois primeiros lugares da sua lista do círculo provincial para dois deputados independentes da sociedade civil.

"O meu nome consta nestas circunstâncias", afirma Tati. Além dele, o jurista Félix Sumbo, outra figura conhecida da sociedade civil do enclave angolano, também constará na lista.

David Mendes, candidato por Luanda?

O padre Casimiro Congo terá sido outra figura sondada pela UNITA, mas que terá declinado o convite devido à atividade sacerdotal. "Eu estou a liderar uma grande Igreja em Cabinda, que ainda é muito nova e precisa de mim para a estruturar", diz em entrevista à DW África.

Ainda assim, Casimiro Congo apoia a inclusão de figuras da sociedade civil cabindesa na lista da UNITA. Na sua perspetiva, essa será uma forma de discutir os problemas do enclave no Parlamento angolano: "Nunca ouvimos [dos deputados do partido no poder] nenhuma declaração sobre os problemas de Cabinda. Eles só vêm tirar o petróleo e mais nada."

UNITA alista figuras de peso da sociedade civil

Segundo uma fonte do partido do Galo Negro, o advogado David Mendes, da Associação Mãos Livres, foi a figura escolhida como cabeça-de-lista da UNITA para o círculo provincial de Luanda, a maior praça política e eleitoral do país. Contactado pela DW, Mendes não confirma, nem desmente a informação.

"Só a UNITA pode falar. Não gostaria de usurpar competências a quem as tem, porque oficialmente ninguém conhece qual é a lista do partido. É preferível esperarmos que a lista saia oficialmente. Eu manifestei publicamente que poderia [entrar na lista] caso fosse convidado. Vamos esperar pelo posicionamento da UNITA", afirma Mendes.

Saltar a secção Mais sobre este tema