Populistas italianos lançam programa de renda básica | Notícias internacionais e análises | DW | 07.03.2019
  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

União Europeia

Populistas italianos lançam programa de renda básica

Interessados na ajuda mensal de até 1.050 euros por família devem ter baixa renda, patrimônio pequeno e se comprometer a participar de programa para conseguir emprego. Bolsa é bandeira do Movimento 5 Estrelas.

Homem sentado em frente a uma loja de luxo em Nápoles

Governo afirma que programa visa combater a pobreza e incentivar a reinserção social

Os italianos podem solicitar desde esta quarta-feira (06/03) um novo benefício social conhecido como Renda de Cidadania, uma bolsa para desempregados e contra a exclusão social que é uma das principais promessas de campanha do partido populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

O benefício consiste de uma ajuda econômica de até 500 euros por mês para indivíduos e de até 1.050 euros (cerca de 4.500 reais) por mês por família. Quem vive de aluguel poderá receber um adicional de 280 euros.

Segundo o M5S, que governa a Itália ao lado do partido de extrema direita Liga, trata-se de uma medida de política trabalhista e de combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte afirmou que o programa significará um forte impulso à economia italiana por causa do impacto positivo que terá no consumo interno. O programa deverá custar 7,1 bilhões de euros em 2019, 7,8 bilhões em 2020 e 8 bilhões em 2021.

A iniciativa causou fortes atritos com a União Europeia (UE) e levou a Comissão Europeia a rejeitar a proposta de orçamento da Itália por temores de que a já elevada dívida pública italiana subisse ainda mais.

Para o vice-primeiro-ministro Luigi Di Maio, que lidera o M5S e é o principal defensor da medida, o programa será uma revolução na vida de milhões de pessoas. Críticos, por sua vez, argumentam que o programa resultará não impulsionará o emprego.

O governo planeja atender 1,375 milhão de famílias ou indivíduos. O período de usufruto do benefício é de 18 meses, mas ele pode ser renovado depois de um mês de pausa.

A Renda de Cidadania pode ser solicitada por italianos e estrangeiros que residam há pelo menos dez anos na Itália. Todos os beneficiados devem ter renda anual máxima de 6 mil euros, ou 12,6 mil euros no caso de famílias.

O solicitante não pode ser dono de barcos destinados ao lazer ou de imóveis que valham mais do que 30 mil euros (excetuada a sua residência) nem ter mais do que 6 mil euros no banco ou ter comprado um carro nos seis meses anteriores.

Além disso, o solicitante deve estar disponível para começar a trabalhar imediatamente, assim como para seguir um processo personalizado de reinserção no mercado de trabalho, que pode implicar serviços à comunidade ou o término dos estudos.

O benefício está associado a um processo de reinserção social e no mercado de trabalho. Quem quiser receber o subsídio deverá aceitar um "pacto pelo emprego", que obriga o beneficiado a todos os dias entrar num site onde são publicadas ofertas de emprego.

Após se registrar no site, o beneficiado deverá escolher uma das ofertas que lhe forem oferecidas. Elas consideram sua formação profissional, seu local de residência e o tempo que está desempregado.

A primeira oferta deve ser de um emprego a uma distância de até 100 quilômetros da residência do beneficiado, a segunda de até 250 quilômetros, e a terceira, em qualquer lugar da Itália, com algumas exceções. Quem rejeitar três ofertas seguidas deve ter o benefício cancelado.

Os italianos podem solicitar a nova ajuda social pela internet e nas agências do correio. Se aprovados, receberão os pagamentos num cartão. Os primeiros pagamentos estão previstos para maio.

A Itália é a terceira maior economia da zona do euro. A taxa de desemprego no país é de 10,5%, segundo números de janeiro da União Europeia.

AS/efe/ap/rtr

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube 

WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Leia mais