1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

África do Sul e Marrocos reatam laços diplomáticos

Reuters | mjp
3 de dezembro de 2017

Informação foi avançada pelo Presidente sul-africano, Jacob Zuma. Decisão não deverá ser bem recebida por alguns membros do ANC, partido no poder.

https://p.dw.com/p/2ogoO
Presidente sul-africano, Jacob ZumaFoto: picture-alliance/dpa/N. Bothma

África do Sul e Marrocos vão reatar os laços diplomáticos, mais de uma década depois de o país do norte de África ter retirado o seu embaixador de Pretória. A informação foi avançada pelo Presidente da África do Sul em entrevista ao jornal City Press.

Marrocos retirou o seu embaixador da África do Sul em 2004, depois de o ex-chefe de Estado sul-africano Thabo Mbeki ter reconhecido a região separatista do Saara Ocidental, território reivindicado por Rabat.

"Marrocos é uma nação africana e necessitamos de ter relações com eles”, disse Jacob Zuma ao semanário sul-africano. "Nunca tivemos problemas com Marrocos, de qualquer das maneiras. Foram eles os primeiros a cortar as relações diplomáticas”, sublinhou.

Zuma encontrou-se com o Rei Mohammed de Marrocos na semana passada, à margem da cimeira União Europeia/União Africana em Abidjan, na Costa do Marfim.

"Eles sentiram que mesmo que tenhamos divergências quanto ao Saara Ocidental, os dois países devem ter uma relação”, disse Zuma, referindo-se à posição das autoridades marroquinas no encontro.

Posições contraditórias?

Elfenbeinküste EU-Afrika-Gipfel | Macron und König Mohammed VI
Rei Mohammed num encontro com o Presidente francês Emmanuel Macron na cimeira UE/ÁfricaFoto: Reuters/P. Wojazer

A posição oficial do Governo sul-africano – tal como reafirmado por Zuma num dos seus discursos à nação – é apoiar "a auto-determinação e descolonização do Saara Ocidental”.

A decisão de restabelecer as relações com Marrocos não deverá ser bem recebida por alguns membros do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder, liderado por Zuma.

O ANC – um dos mais antigos movimentos de libertação do continente africano – há muito que apoia aqueles que pedem a independência no Saara Ocidental e acusa Marrocos de ocupar a região.

O partido declarou "apoio inequívoco ao Saara Ocidental”, o que não significa qualquer animosidade contra Marrocos, disse, entretanto, o ANC em comunicado. "Não há nenhuma política do ANC que diga que a África do Sul deve isolar Marrocos”, diz a declaração do partido.

A agência de notícias Reuters tentou, sem sucesso, contactar o Ministério sul-africano dos Negócios Estrangeiros para comentar as declarações de Jacob Zuma.

Em janeiro, a África do Sul foi um dos países que se opôs à readmissão de Marrocos na União Africana. O país tinha deixado a organização pan-africana em 1984, em protesto contra a admissão da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) proclamada pela Frente Polisário - que reclama um referendo pela autodeterminação.