1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

É oficial: Bouteflika candidata-se a quinto mandato

Reuters | Lusa | AP | AFP | nn
4 de março de 2019

Abdelaziz Bouteflika vai mesmo concorrer a um quinto mandato, apesar dos protestos na Argélia. Uma comitiva do Presidente apresentou a candidatura oficial do argelino de 82 anos na sede do Conselho Constitucional.

https://p.dw.com/p/3EOdy
Foto: Reuters/R. Boudina

Abdelghani Zaalane, diretor de campanha de Abdelaziz Bouteflika, anunciou oficialmente este domingo (03.03) a recandidatura do Presidente argelino.

Bouteflika promete, no entanto, deixar a Presidência no espaço de um ano, se for reeleito, segundo a televisão local Ennahar.

O chefe de Estado está hospitalizado na Suíça há uma semana. E, numa carta, lida por Zaalane, afirma que a sua recandidatura é uma resposta "aos pedidos dos cidadãos, da classe política e da sociedade civil", satisfazendo "o último dever de servir o nosso país e o nosso povo".

É oficial: Bouteflika candidata-se a quinto mandato

Mas Abdelaziz Bouteflika promete, "logo após a eleição presidencial, avançar com uma conferência nacional inclusiva e independente para debater, desenvolver e adotar reformas políticas, institucionais, económicas e sociais, para formar a base do novo sistema que renovará a Argélia".

Bouteflika diz que pretende organizar um referendo sobre uma nova Constituição e garante que, se for reeleito, convocará imediatamente uma "conferência nacional" para marcar a data e preparar novas eleições presidenciais, em que não se recandidata.

"Prometo não concorrer a essas eleições presidenciais. Essas eleições visam, entre outras coisas, garantir a transição do poder sob condições pacíficas e numa atmosfera de liberdade e transparência. O simpósio nacional determinará a data das eleições", escreveu.

Algerien Proteste gegen Verlängerung der Amtszeit von Präsident Abdelaziz Bouteflika
Protestos em Argel contra candidatura de Abdelaziz Bouteflika a quinto mandato como PresidenteFoto: picture alliance/AA/F. Batiche

Protestos

Bouteflika foi eleito pela primeira vez há 20 anos. Em 2013, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, desde então, deixou de ser visto em público.

O chefe de Estado argelino completou 82 anos no sábado e, segundo a Presidência, tem feito vários "exames médicos de rotina" na Suíça. Não se sabe quando regressa à Argélia.

Na sexta-feira, milhares de manifestantes saíram à rua em Argel e um pouco por todo o país em protesto contra um possível quinto mandato do Presidente. No domingo, voltou a haver manifestações, com centenas de estudantes a pedir o afastamento de Bouteflika. A polícia usou canhões de água para impedir que os manifestantes chegassem à sede do Conselho Constitucional em Argel, onde a candidatura de Bouteflika foi entregue.

As eleições na Argélia estão marcadas para 18 de abril.