1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

10 mil milhões de dólares para combater Covid-19 em África

Lusa | tms
10 de abril de 2020

Os recursos foram anunciados esta sexta-feira (10.04) pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Fundo de emergência para ajudar nos impactos da pandemia será destinado para os Governos e o setor privado.

https://p.dw.com/p/3akh3
Sede do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Abidjan, na Costa do MarfimFoto: AFP/Getty Images/S. Kambou

"África está a enfrentar enormes desafios orçamentais para responder eficazmente à pandemia da Covid-19, por isso estamos a mobilizar todo o peso da nossa resposta de emergência para apoiar África nestes tempos críticos", disse o presidente do banco, Akinwumi Adesina, em nota citada pela agência de notícias Lusa.

"Estes são tempos extraordinários, e temos de tomar medidas ousadas e decisivas para salvar e proteger milhões de vidas em África, porque estamos numa corrida para salvar vidas e nenhum país vai ser deixado para trás", acrescentou o banqueiro.

Südafrika Coronavirus Handschuhausgabe
Foto: picture-alliance/AP Photo/T. Hadebe

O instrumento financeiro agora anunciado vai disponibilizar 5,5 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros) para as operações dos países membros do BAD, e 3,1 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) para operações regionais ao abrigo do Fundo de Desenvolvimento Africano, o braço concessional do fundo que se dedica aos países mais frágeis, havendo ainda a contabilizar 1,35 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) para operações do setor privado.

Mais ajuda 

Há duas semanas, o banco lançou uma emissão de dívida no valor de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) destinada a financiar os esforços dos países africanos no combate à pandemia, além de ter aprovado um empréstimo de 2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros) para a Organização Mundial da Saúde financiar as suas operações no continente.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 94 mil. Dos casos de infeção, mais de 316 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Mitos e verdades sobre a Covid-19

Saltar a secção Mais sobre este tema