1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

A OPEP celebra 50 anos de existência

11 de setembro de 2010

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, é uma instituição importante que, no entanto, nunca conseguiu funcionar com a solidariedade necessária para garantir a sua eficácia.

https://p.dw.com/p/P8AW
A OPEP tem a sua sede em Viena, num edifício que pertence a uma imobiliária norte-americana, mas cuja renda é paga pela Áustria.Foto: AP

Este mês celebra-se o 50º aniversário duma instituição importante: entre os dias 10 e 14 de Setembro de 1960 foi fundada em Bagdade, capital do Iraque, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP. Hoje pertencem à organização doze estados. Angola foi o último a aderir, em 2007.

OPEC dreht an Ölhahn
Nos anos 70, a OPEP fechou a torneira do petróleo ao Ocidente, como forma de pressão para obrigar Isarel a retirar dos territórios palestinanos ocupados na Guerra de Yom Kippur.Foto: AP

A OPEP é uma espécie de cartel que tem por objectivo controlar a oferta de petróleo de forma a garantir lucros aos estados membros a longo prazo. Mas nos 50 anos da sua existência, não raras vezes os atritos internos, que incluiram guerras entre os seus membros, não permitiram uma coordenação da política do petróleo que fizesse justiça ao poder detido pela OPEP.

Ao mesmo tempo, decisões da OPEP afectaram profundamente as sociedades ocidentais, impulsionando fenómenos políticos importantes, como o movimento ecologista em muitos países europeus.

O repórter da Deutsche Welle, Andreas Meyer-Feist, recorda as etapas mais importantes da OPEP nos últimos 50 anos, num Contraste adaptado e apresentado por Cristina Krippahl.