1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Educação

A terra prometida – migração africana para a Europa

10 de dezembro de 2012

Enquanto Farahani e Sule sonham com uma vida melhor na Europa, a jovem estudante Linda já vai a caminho do continente. Esta radionovela compara os sonhos dos jovens africanos de estudar e trabalhar na Europa à realidade.

https://p.dw.com/p/16khG
Learning by Ear – Destination Europe
Learning by Ear – Destination EuropeFoto: LAIF

Enquanto Farahani e Sule sonham com uma vida melhor na Europa, a jovem estudante Linda já vai a caminho do continente. Esta radionovela compara os sonhos dos jovens africanos de estudar e trabalhar na Europa à realidade.

O que leva jovens africanos a procurar uma nova vida na Europa? Como é que eles chegam lá? E será que os seus sonhos se tornam realidade quando lá chegam? Em 15 episódios, a série do "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" lança um olhar sobre a vida real dos migrantes africanos. A série acompanha esses migrantes desde o momento em que decidem sair de África, mostra como chegaram à Europa e retrata as experiências que têm quando lá vivem.

Primeira história: no norte da África

No norte da África, conhecemos Fahrani e Sule. Os dois amigos estão desempregados e têm apenas uma coisa em mente: a Europa. Eles estão tão determinados a viajar para lá que mesmo não tendo um visto e a viagem sendo perigosa, estão dispostos a colocar as vidas em risco. Uma vez na Europa, Fahrani apercebe-se de que a vida lá não é bem o que esperava…

Segunda história: no sul do Saara

Numa aldeia algures no sul do Saara, Linda, uma jovem de 20 anos, tem que se despedir do seu noivo Chivasi. Os pais dela decidiram que ela deveria continuar os estudos na Europa. Quando Linda chega lá, conhece Florença, outra mulher africana. No inicio, parece que Florença está a ajudar Linda, mas na realidade ela não é uma verdadeira amiga... Linda tem que lutar com muitos desafios, como organizar um visto, superar o choque cultural, lidar com um caso de doença em casa e suportar o fato de ter deixado os amigos e a família para trás.

As dificuldades dos migrantes

As histórias de Sule, Faharani, Linda e Chivasi tocam algumas das razões por que imigrantes africanos deixam o seu continente, mas foca também as dificuldades que encontram no caminho para a Europa, e quando finalmente lá chegam.

A série "A terra prometida – Uma história sobre migração africana para a Europa" faz parte do projeto multimédia da Deutsche Welle "Destino Europa".

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli.

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens

Mostrar mais artigos