1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Habitantes queixam-se da falta de serviços públicos

Pedro Borralho/Luanda6 de março de 2015

Os populares do município de Cacuaco, em Luanda, carecem de vários serviços públicos, como a insuficiência de escolas, e a má distribuição da água potável e luz elétrica. Acresce a elevada criminalidade.

https://p.dw.com/p/1Emo6
Foto: DW/P. Borralho

Os mais de 800 mil habitantes de Cacuaco, subdivididos em três comunas, debatem-se com estes problemas há muitos anos. Segundo os moradores, os acidentes na estrada que liga a província de Luanda à do Bengo, são numerosos, porque não há iluminação e falta uma passadeira que permita aos peões atravessarem em segurança a rodovia.

Os acidentes têm deixado várias famílias enlutadas e deles resultam também muitos feridos. Em todo município, há apenas uma passadeira, localizada no bairro da Boa Esperança.

Muitos atropelamentos

A passadeira foi construída por um empresário que tem um colégio nas imediações da estrada, contaram à DW África os munícipes José Katambala e Domingos Júnior: "Há muitos acidentes neste troço. Tudo porque as pessoas atravessam a estrada em estado de embriaguez e tal como os próprios motoristas” dizem estes cidadãos, que reclamam uma ponte para os peões: “Quando há reuniões nas escolas, temos falado sempre sobre este assunto e a direção da escola diz que depende da administração. Precisamos de pedonais com urgência, porque há muitos atropelamentos aqui na vila de Cacuaco".

Angola Cacuambo Viertel in Luanda
Os peões não têm segurança, e os atropelamentos são numerososFoto: DW/P. Borralho

A localidade é conhecida pela atividade piscatória aqui desenvolvida. Também aqui estão localizadas grandes indústrias, como uma fábrica de cimento. A Empresa Pública de Águas (EPAL) vai buscar ao rio Zenza água com a qual abastece outras zonas de Luanda. Mas não os principais bairros de Cacuaco, como Mulemba, Paraíso, Kicolo, Pedreira e Cerâmica.

Falta de água e luz e muita criminalidade

O mesmo acontece com a distribuição da luz elétrica, como lamentam os habitantes do município aos microfones da DW África: "No meu bairro estamos há dois meses sem luz.. Há poucas casas com luz elétrica. Já estamos há dois meses sem água, temos que ir buscar água noutro sitio. Estamos a comprar muito caro os recipientes com 20 litros desse precioso líquido".

Angola Cacuambo Viertel in Luanda
Quando chove, as ruas ficam intransitáveisFoto: DW/P. Borralho

Os habitantes daquela parcela da capital angolana dizem que a cada dia que passa, aumentam os problemas relacionados com os serviços públicos. Segundo estes cidadãos a administração não resolve as suas inquietações, entre as quais realçam a criminalidade, assunto que tem levado os populares a fazerem justiça pelas mãos próprias.

Estradas por asfaltar

As estradas terciárias do município não estão asfaltadas. Quando chove, dizem os habitantes, as ruas ficam inundadas e enlameadas, dificultando a circulação:

"A administração já prometeu asfaltar as estradas, mas até agora não fez nada. Precisamos que façam pelo menos o serviço de terraplanagem para facilitar-nos a circular. Existe muito roubo aqui", explicaram os munícipes.

[No title]

A DW África procurou ouvir o administrador municipal Carlos Cavukila, mas não obteve resposta.