1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha ainda sem pistas sobre motivo do ataque em Münster

AFP | DPA | Lusa | nn
8 de abril de 2018

As autoridades alemãs continuam a investigar por que motivo um cidadão alemão atropelou no sábado (07.04) uma multidão com recurso a uma carrinha em Münster, suicidando-se em seguida. Pelo menos duas pessoas morreram.

https://p.dw.com/p/2vgSZ
Deutschland Täter von Münster ist Deutscher - kein Hinweis auf islamistisches Motiv
Foto: Getty Images/A. Koerner

As autoridades estão a investigar "em todas as direções" para tentar perceber o que motivou um homem de 48 anos a conduzir uma carrinha a alta velocidade sobre uma multidão numa esplanada no centro da cidade de Münster, no Estado da Renânia do Norte-Vestefália. Pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas. O condutor do veículo suicidou-se em seguida.

Segundo fontes policiais, alguns feridos continuam em estado crítico e correm "perigo de vida".

Deutschland Täter von Münster ist Deutscher - kein Hinweis auf islamistisches Motiv
Autoridades continuam a investigar em todas as direçõesFoto: Reuters/L. Kuegeler

"Até agora, não temos nenhuma pista sobre o que que terá motivado a ação", disse o Procurador-Geral Martin Botzenhardt num comunicado conjunto com a polícia. Segundo Martin Botzenhardt, não há indícios de haver cúmplices no ataque. "As investigações estão a ser conduzidas sob grande pressão e em todas as direções", esclareceu ainda no comunicado.

A polícia alemã disse hoje que uma mulher de 51 anos e um homem de 65 anos são as duas vítimas mortais do atropelamento.

O incidente causou o pânico na Alemanha, que reviveu o medo de um atentado 'jihadista' até o condutor ser identificado como alguém com problemas psiquiátricos.

Nada aponta para ataque terrorista

 "Nada aponta, neste momento, para que tenha sido um atentado terrorista, embora seja necessário esperar e investigar em todas as direções", declarou, cinco horas depois do incidente, o ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, Herbert Reul.

O condutor da carrinha que protagonizou o atropelamento e, em seguida, se suicidou com um tiro no interior do veículo "é um cidadão alemão, e não um refugiado ou algo parecido", acrescentou o governante, para afastar rumores e especulações.

O atropelamento ocorreu por volta das 15h30 locais, no centro histórico da cidade, uma zona de ruas estreitas e muito concorridas, e num sábado com temperaturas quase estivais, pelo que cafés e cervejarias tinham montado as suas esplanadas no exterior.

Deutschland Kleintransporter fährt in Münster in Menschenmenge - Tote und Verletzte
Após o incidente, foi estabelecido um perímetro de segurança no centro da cidade de MünsterFoto: Reuters/NonstopNews

Como relataram testemunhas à imprensa local, a carrinha avançou a grande velocidade e embateu contra um grupo de pessoas sentadas numa esplanada. Pouco depois, um porta-voz da polícia da Renânia do Norte-Vestefália anunciou três mortos e 20 feridos, seis dos quais em estado grave, baixando depois o balanço do atropelamento para duas vítimas mortais.

Campanha de doação de sangue

A Clínica Universitária de Münster, para onde foram transportados os feridos, recorreu às redes sociais para pedir doações de sangue para poder tratá-los, formando-se, logo em seguida, uma longa fila de pessoas dispostas a contribuir.

As forças de segurança evacuaram a zona e pediram à população para evitar o centro da cidade, por forma a facilitar a investigação, enquanto estabeleciam um amplo perímetro de segurança em torno do local do incidente.

As primeiras imagens do local do atropelamento mostravam a carrinha amolgada contra um edifício e rodeada de mesas e cadeiras de esplanada partidas.

De acordo com informações coincidentes dos principais órgãos de comunicação alemães, o autor do atropelamento é Jens R., um homem de 48 anos com problemas psiquiátricos e que tinha tentado anteriormente suicidar-se. Vivia há vários anos em Münster, situando-se a sua casa a menos de dois quilómetros do local do incidente e era conhecido da polícia por delitos menores.

Em comunicado, a chanceler alemã, Angela Merkel, expressou a sua consternação pelo atropelamento e garantiu que se fará "tudo quanto for possível para esclarecer o ocorrido e para prestar assistência às vítimas e seus familiares". Também o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, expressou pesar pelos acontecimentos, tal como vários ministros do Governo.