1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desastres

Ciclone Kenneth está a caminho do norte de Moçambique

Lusa
25 de abril de 2019

As Nações Unidas preveem um agravamento do ciclone Kenneth, que se dirige ao norte de Moçambique, zona que não está acostumada a tempestades tão fortes. LAM cancelou ligação Maputo-Pemba prevista para esta quinta-feira.

https://p.dw.com/p/3HNhh
INGC de Nampula enviou uma equipa para identificar zonas potencialmente perigosasFoto: DW/S. Lutxeque

A intempérie "ameaça uma área onde a população não está acostumada a ciclones", refere o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) em comunicado.

Filipe Lúcio, diretor do escritório sobre o quadro Global para os Serviços Climáticos da Organização Meteorológica Mundial, afirmou que este evento "não se compara ao ciclone Idai", mas vai trazer ventos fortes.

Este deverá ser o terceiro ciclone a formar-se na zona norte do Canal de Moçambique, no oceano Índico, desde que há registos por satélite, de acordo com a agência de meteorologia francesa Meteo France citada pelo OCHA: os outros dois, Elinah em 1983 e Doloresse em 1996, não tocaram a costa africana.

A tempestade atual chegou à categoria de ciclone tropical na terça-feira (23.04) no oceano Índico, prevendo-se que atinja a costa de Cabo Delgado na quinta-feira (25.04) ao fim do dia.

Alerta vermelho em Cabo Delgado

As últimas previsões meteorológicas apontam para um agravamento da velocidade do vento e da intensidade da chuva, à medida que o ciclone avança sobre o mar. Durante a madrugada, poderá evoluir para um ciclone de categoria três (numa escala de um a cinco) com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora, de acordo com o prognóstico do Centro Comum de Investigação da União Europeia, divulgado pelo Programa Alimentar Mundial.

Idai: ONU-Habitat sugere medidas para impedir nova tragédia

A mesma previsão aponta para a entrada em terra a partir das 18:00 locais de quinta-feira, baixando para categoria dois, ainda assim com grande potencial de destruição.

Depois de chegar ao continente, "espera-se que o ciclone enfraqueça rapidamente e que até se dissipe", mas há "alto risco de uma subida veloz dos caudais dos rios", causando cheias nalguns locais.

As autoridades moçambicanas emitiram um alerta vermelho para a província de Cabo Delgado, ordenando a evacuação de zonas de cheias e povoações costeiras, e o Ministério da Educação de Moçambique anunciou a interrupção das aulas na região até segunda-feira (29.04).

Voo Maputo-Pemba cancelado

As Linhas Aéreas de Moçambique cancelaram hoje a ligação Maputo-Pemba de quinta-feira devido à aproximação do ciclone Kenneth da província de Cabo Delgado. "Devido à passagem do ciclone Kenneth, o voo do percurso Maputo-Pemba referente ao dia 25 de abril foi cancelado", anunciou a companhia em comunicado.

Os passageiros afetados "estão a ser contactados e logo que a situação se normalizar serão transportados nos primeiros voos a serem realizados", acrescenta.

Esta é o segundo ciclone a atingir Moçambique em menos de dois meses, depois de o ciclone Idai, classificado como um dos desastres naturais mais graves de sempre no hemisfério sul, ter provocado 603 mortos e ter afetado 1,5 milhões de pessoas no centro do país em março.