1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Liberdade de imprensaAngola

Governo manda encerrar TV Record e alguns órgãos nacionais

Nádia Issufo
19 de abril de 2021

Governo angolano manda suspender a TV Record, Zap Viva e Vida TV. De acordo com as autoridades, os órgãos de comunicação social estariam a operar ilegalmente.

https://p.dw.com/p/3sFTZ
Mosambik | Ilha de Moçambique
Foto ilustrativaFoto: Johannes Beck/DW

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Carnaval, na noite desta segunda-feira (19.04) na televisão pública angolana, TPA. A medida entra em vigor quarta-feira (21.04).

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social justifica que a medida surge na sequência da constatação de inconformidades em relação aos requisitos legais para o exercício da atividade jornalística em Angola.

Segundo Nuno Carnaval, "infelizmente, as direções destas empresas não cuidaram de corrigir ao longo do tempo que vêm operando no mercado angolano. Por outro lado, estas empresas enquanto não procederem a correção em conformidade com os requisitos legais, estarão suspensas do exercício da sua atividade."

Tratam-se da TV Record, Zap Viva e Vida TV. E as autoridades pedem: "Apelamos que tratem de regularizar a sua situação enquanto empresas de canais de televisão para que possam voltar a manter o contato com audiência".

Emissora aposta em jovens talentos do jornalismo angolano