1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Inundações deixam famílias do Kwanza Norte sem casa

4 de abril de 2020

Fortes chuvas destruíram mais de 200 casas em zonas ribeirinhas de risco na cidade de N'dalatando, a capital da província angolana do Kwanza Norte.

https://p.dw.com/p/3aSjV
Casa foi destruída pelas chuvas na província do Kwanza Norte, em Angola
Casa destruída pelas enxurradas no Kwanza Norte, em AngolaFoto: DW/A. Domingos

Várias famílias perderam as suas casas devido às fortes chuvas que caíram sobre N'dalatando, a capital da província do Kwanza Norte, em Angola, entre sexta-feira e este sábado (04.04). As enxurradas duraram mais de oito horas e deixaram um enorme rasto de prejuízos. 

Casas são destruídas pelas enxurradas no Kwanza Norte, em Angola
Áreas ribeirinhas foram destruídas pelas inundações no Kwanza NorteFoto: DW/A. Domingos

Os bairros mais afetados foram Kamunzuzulu, Posse, Valódia, Sambizanga, Kamungu, Vieta, São Filipe, Ilha, 11 de Novembro, Kibuangoma e Kilamba Kiaxi. As referidas áreas ribeirinhas são consideradas zonas de risco. Muitos cidadãos construíram as suas casas à beira dos riachos Muembeji, Katende e Kamungo.

Imaculada Chilombo, residente do bairro Sambizanga, viu a sua casa destruída pela chuva e não conseguiu retirar nenhum mobiliário e utensílio doméstico. "Até temos óbitos. Ficamos por três horas no sereno. Assustei, porque a minha casa caiu. Quatro casas desabaram e várias ficaram inundadas. Nós vivemos em seis pessoas na minha casa", lamentou. 

Isabel Salvador é moradora na mesma zona ribeirinha. Em entrevista à DW África, afirmou que já não tem casa desde o ano passado, que foi destruída no ano passado pelas enxurradas. A nova casa que arrendou também não foi poupada pela fúria das águas.

Mais de 200 casas destruídas

O responsável provincial dos serviços de proteção civil e bombeiros local, Zacarias Kinanga, fez um balanço provisório dos estragos da chuva e disse que 275 casas ficaram destruídas e várias famílias estão ao relento. 

Enchentes no Kwanza Norte, Angola
Enchentes no Kwanza Norte deixaram famílias desalojadasFoto: DW/A. Domingos

Em declaração à imprensa local, o administrador municipal de Cazengo, Malundo Fausto Catessamo, disse que a maior parte da população construiu as suas casas em zonas de riscos. A previsão é que essas famílias sejam reassentadas no mês de maio, onde estão loteadas parcelas de terrenos. 

Não é a primeira vez que várias famílias no Kwanza Norte ficam sem teto devido às chuvas fortes que se têm ocorrido em várias regiões da província. Muitas famílias nunca foram realojadas.