1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

JLo distancia-se dos "marimbondos" e aposta em sangue novo?

7 de abril de 2020

O Presidente angolano remodelou o Governo e nomeou novos auxiliares. Entre os nomeados está uma jovem de 29 anos que vai ocupar o cargo de ministra da Cultura. Analistas falam em transição para equipa de confiança.

https://p.dw.com/p/3aaqT
Foto: Getty Images/M. Spatari

O Presidente de Angola, João Lourenço, divulgou na segunda-feira (06.04) a lista dos novos membros do seu Executivo, que encolheu de 28 para 21 ministérios, destacando-se a saída de Manuel Augusto, das Relações Exteriores, substituído pelo seu secretário de Estado, Tete António.

Fundiram-se os ministérios da Defesa Nacional com o dos Antigos Combatentes, o da Cultura com o da Hotelaria e Turismo, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação com o Ministério da Comunicação Social, o da Agricultura com o das Pescas, e o Ministério do Comércio com o da Indústria. Também se fundiram os ministérios das Obras Públicas e do Ordenamento do Território.

Da longa lista de exonerações constam 17 ministros e 24 secretários de Estado, bem como o secretário do Presidente da República para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares e o diretor do Gabinete de Ação Psicológica e Informação da Casa de Segurança do Presidente da República.

Mas, entre estes, muitos assumirão as mesmas funções no novo Executivo, enquanto outros terão novas pastas e outros ascendem no poder governamental.

Em busca do "team certo"

Para Ilídio Manuel, jornalista e analista angolano, o chefe de Estado está "a criar uma equipa que garanta uma maior confiança" e não "a afastar-se totalmente dos 'marimbondos'" - o termo cunhado pelo próprio chefe de Estado para descrever os corruptos.

Mesmo com JLO, angolanos não acreditam no fim da corrupção

"Se assim fosse, teria sacrificado determinadas figuras coligadas ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos e que estão altamente marcadas pela corrupção. O caso mais mediático é o seu próprio diretor de gabinete", sublinha o analista, referindo-se a Edeltrudes Costa que, segundo o jornal português Expresso, é suspeito de ter beneficiado de transferências milionárias de fundos públicos.

Agostinho Sicatu, politólogo e analista angolano, concorda que o titular do Governo de Luanda está ainda à procura de uma nova equipa governativa. "João Lourenço está à procura de um team certo para poder governar. Já o dissemos inúmeras vezes, este não é o mandato de João Lourenço, este ainda é o mandato de fazer a transição", considera.

Jovens em destaque

Nesta nova vaga de nomeações, destaca-se a entrada para o Executivo de Adjany da Silva Freitas Costa, uma jovem bióloga de 30 anos que assume um superministério que junta Cultura, Turismo e Ambiente.

Ilídio Manuel vê com bons olhos a injecção de sangue novo no Governo do Presidente João Lourenço, lembrando que "grande parte dos nomeados são pessoas jovens tecnocratas, alguns dos quais maioritariamente formados em direito e que conhecem mais ou menos os dossiers".

Outro rosto jovem entre os nomeados é o de Marcy Lopes, ex-secretário para os Assuntos Políticos, Constitucionais e Parlamentares do Presidente da República, que passa agora a ocupar o cargo de ministro da Administração do Território. Lopes será um dos rostos mais visíveis na implementação das autarquias locais e, para Agostinho Sicatu, "vai executar aquilo que o Governo entender que seja".

Segundo Pedro Sebastião, ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, as eleições autárquicas poderão ter lugar ainda este este ano, embora o mundo esteja a viver a pandemia do covid-19. "É verdade que aqui e acolá empurra-nos para uma situação que poderá perturbar esse calendário, mas, no compto geral, estamos dentro daquilo que o Governo preconizou para as eleições autárquicas", afirmou.