1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Morre José Patrocínio, ativista dos direitos humanos

Thiago Melo | com agências
1 de junho de 2019

O ativista dos direitos humanos e fundador da organização não governamental OMUNGA, José Patrocínio, faleceu na madrugada deste sábado (01.06). Ele estava internado há dois dias no Hospital Geral de Benguela.

https://p.dw.com/p/3JbFL
Foto: DW/Sul d'Angola

A morte de José Patrocínio foi confirmada por diversas fontes ligadas à ONG OMUNGA e também por amigos do ativista, citados pela imprensa angolana.

À agência Lusa, João Malanvindele, membro da OMUNGA, avançou que o ativista se encontrava doente há cerca de um mês, acabando por falecer na madrugada deste sábado.

O Novo Jornal, no seu portal de notícias, cita a também ativista e presidente da organização não governamental angolana Handeka, Alexandra Simeão, amiga de José Patrocínio, que informou que o coordenador da OMUNGA estava internado desde a última quinta-feira (30.05) no Hospital de Benguela, em Angola.

No seu perfil do Facebook, Alexandra Simeão lamenta a morte de Patrocínio: "Angola perdeu um homem que se colocou inteiro na participação cidadã de defesa dos interesses dos que sofrem todos os dias".

A agência de notícias estatal angolana, ANGOP, também confirmou com uma fonte ligada à OMUNGA a morte de José Patrocínio. Segundo esta fonte, o ativista queixava-se de "muitas dores", "sem especificar, desde já, as razões da morte", escreve a ANGOP.

José Patrocínio nasceu a 26 de dezembro de 1962, no Lobito, província de Benguela. Era engenheiro agrónomo, mas dedicou a sua vida aos direitos humanos. Nas redes sociais, pessoas próximas ao ativista, assim como muitos internautas, lamentam a sua morte.

Do líder da OMUNGA, organização cívica e de defesa dos direitos humanos, fica a memória da sua intervenção em números casos de demolições em Angola, tendo em 2010 lançado um documentário intitulado "Não partam a minha Casa".

José Patrocínio integrou, este ano, uma comitiva de ativistas angolanos de organizações da sociedade civil, que foi recebida pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

Thiago Melo da Silva
Thiago Melo Jornalista da DW África em Bona
Saltar a secção Mais sobre este tema