1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Novos protestos contra o regime e pela transparência da governação

2 de dezembro de 2011

Vários grupos de oposição ao regime angolano saem à rua este fim de semana para exigir a redução das propinas, o fim das violações dos direitos humanos, o combate à corrupção e a demissão de José Eduardo dos Santos.

https://p.dw.com/p/13Ldl
Presidente José Eduardo dos Santos cada vez mais contestado por vários setores da sociedade angolana
Presidente José Eduardo dos Santos cada vez mais contestado por vários setores da sociedade angolanaFoto: picture alliance/dpa

Angola vai ser palco de várias manifestações de protesto de estudantes e ativistas, no sábado (03.12.), contra a governação do Presidente José Eduardo dos Santos e do MPLA, pela redução das propinas no ensino superior e pelo fim das violações dos direitos humanos na região diamantífera da Lunda Norte.

Os jovens do Movimento Revolucionário Independente, com o apoio do Movimento Revolucionário Estudantil, da Fundação 27 de Maio e de um grupo de deficientes, protestam em Luanda contra o elevado custo do ensino universitário e a “débil situação social do país.”

Militantes do Partido da Renovação Social (PRS) vão manifestar-se em Luanda e na Lunda Norte para exigirem o fim da violência contra os garimpeiros que operam na região, alegadamente praticada pela empresa de segurança Teleservice, prestadora de serviços à Sociedade Mineira do Cuango, um consórcio de empresas de extração de diamantes.

Jornalista acusa generais

No final de Novembro, o jornalista angolano Rafael Marques apresentou uma queixa-crime contra sete generais ligados àquele consórcio, à Procuradoria-geral da República, em Luanda, acusando-os de “atos quotidianos de tortura e, com frequência, de homicídio”. Em declarações à agência Lusa, Marques considerou que as acções cometidas “configurarão a prática de crimes contra a humanidade”.

O ativista dos direitos humanos e jornalista Rafael Marques é uma das vozes mais conhecidas do movimento anti-corrupção e pró- transparência em Angola
O ativista dos direitos humanos e jornalista Rafael Marques é uma das vozes mais conhecidas do movimento anti-corrupção e pró- transparência em AngolaFoto: privat

O secretário para os assuntos políticos do PRS, Benedito Daniel, afirmou que a manifestação se destina a “lutar pela causa do povo e para defender a liberdade” consignada na constituição angolana.

Em Luanda, ativistas e estudantes vão exigir a redução de propinas nas universidades e a melhoria das condições de vida da população. Gaspar Luanda, um dos organizadores, adiantou que tais objetivos só “poderão ser atingidos com a saída do Presidente José Eduardo dos Santos.”

Donildo Santos, da juventude do Movimento Revolucionário Independente, disse que a organização se associa ao protesto na capital angolana, para “protestar contra a mudança de local do mercado popular Roque Santeiro (em Luanda) e contra a pobreza”.

Luanda centro da corrupção

Este ativista acrescentou que o movimento pretende que o governo explique o destino dos fundos que o governo atribuiu ao Governo Provincial de Luanda, em 2009, “para aquisição de terrenos” e que José Eduardo dos Santos “explique ao povo” a origem da sua fortuna pessoal.

Luanda, construção civil e obras públicas são sinónimos de falta de transparência e desvio de dinheiros públicos angolanos
Luanda, construção civil e obras públicas são sinónimos de falta de transparência e desvio de dinheiros públicos angolanosFoto: DW/A.Cascais

Em Setembro, na sequência das manifestações populares do dia 3, em Luanda, um tribunal angolano condenou 18 pessoas a penas de prisão entre 45 e 90 dias, tendo sido entretanto libertados.

Desde Março realizaram-se em Angola várias manifestações populares contra o regime de José Eduardo dos Santos, há 32 anos a frente do país, contra a corrupção e pela transparência na vida pública.

Autor: Manuel Vieira (Luanda)
Edição: Pedro Varanda de Castro/António Rocha

Saltar a secção Mais sobre este tema