1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: "Reformas pecam por estarem acontecer apenas agora"

Lusa | ni
29 de novembro de 2019

O Presidente angolano considerou nesta sexta-feira (29.11) que as reformas no país "não foram impostas" pelo FMI, mas sim consequência da "apreciação enganadora" de que Angola gozava de uma saúde económica robusta.

https://p.dw.com/p/3Tydt
João Lourenço, Presidente de AngolaFoto: picture alliance/dpa/R. Jensen

Caso se protelassem por mais tempo as reformas em curso, o país caminharia "inevitavelmente para o precipício", entende o Presidente angolano.

Para João Lourenço, "as reformas em curso pecam por estarem acontecer apenas agora, pelo que se aplicadas antes, estaríamos hoje a beneficiar de uma economia mais sólida e sustentada. Estas não são reformas impostas pelo Fundo Monetrário Internacional (FMI), são uma consequência da apreciação errada, falsa, ilusória e enganadora de que o país gozava de uma saúde económica robusta".

A reforma da estrutura da economia angolana, adiantou, é um processo "moroso que exige rigor e perseverança", mas, salientou, é um caminho "certo e incontornável a seguir em expressão do melhor o que está bem e corrigir o que está mal, no que a economia diz respeito".

"Não podíamos continuar a manter os paradigmas anteriores, cruzando os braços e deixar que as coisas continuassem na mesma", apontou, afirmando igualmente que o foco hoje é o de procurar tirar o país da situação de endividamento.

Para o estadista, a diversificação da economia, através do fomento do investimento privado e o desenvolvimento dos diferentes setores da economia angolana como na agropecuária, das pescas, da indústria, do turismo, entre outros, podem representar "uma fatia cada mais significativa do PIB (Produto Interno Bruto) e das receitas das exportações".

Mudança de mentalidades, apela João Lourenço

Angola Ölförderung vor der angolanischen Küste
A economia angolana é fortemente dependente do petróleoFoto: Getty Images/AFP/M. Bureau

A necessidade da criação de uma "verdadeira economia de mercado", onde o Estado deve "cumprir o papel que lhe está reservado" e o setor privado seja um ator "dinâmico, destacado e determinante na economia", foi também apontada por João Lourenço.

"O Estado promove o setor privado, incentiva o desenvolvimento de fomento à iniciativa privada e contribui para o aumento da produção interna de bens e de serviços, o aumento das exportações da oferta do emprego", adiantou.

 A materialização dessas pretensões exige mudanças, alertou João Lourenço, desde logo das "mentalidades, as atitudes e comportamentos", a começar pelos "militantes e dirigentes" do MPLA, que, acrescentou, "devem ser os primeiros a cultivar a crença e otimismo nas reformas em curso em Angola".

Presidente reafirma "firmeza e determinação" do Executivo

Angola, Luvo
Um mercado em Luvo, AngolaFoto: DW/B. Ndomba

O Presidente angolano reiterou a "firmeza e determinação" do seu Executivo em prosseguir com as medidas em curso, assegurando que continuará aberto às contribuições, conselhos e alertas de todos os setores da sociedade, "não para recuar, mas para ajustar a rota sempre que se mostrar aconselhável para se alcançar os resultados pretendidos".

Resultados esses "já definidos", como "o aumento diversificado da produção interna, dos postos de trabalho, a melhoria das condições sociais das populações em termos de acesso à água potável, a energia elétrica, a assistência médica, a educação e habitação", garantiu.

Maior proximidade do Executivo ao setor privado foi ainda assegurado pelo Presidente angolano, referindo que será o primeiro a dar o exemplo para um maior diálogo com os empresários e visitas aos respetivos empreendimentos.

João Lourenço fez estes pronunciamentos durante a abertura da segunda reunião ordinária do comité central do MPLA, o partido no poder, que decorre em Luanda.  

Saltar a secção Mais sobre este tema