1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola regista primeiras duas mortes pelo novo coronavírus

Lusa | kg
29 de março de 2020

Dois cidadãos angolanos, um de 59 e outro de 37 anos, tinham regressado recentemente da Europa. Número de casos da Covid-19 subiu de cinco para sete, anunciou o Ministério da Saúde angolano.

https://p.dw.com/p/3aAyj
Profissional da saúde faz desinfeção em Adis Abeba
Foto: AFP/M. Tewelde

Angola registou este domingo (29.03) as duas primeiras mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus, anunciou a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta. O número de casos positivos da doença subiu de cinco para sete.

Os dois cidadãos angolanos morreram este sábado (28.03), indicou a ministra numa conferência de imprensa em Luanda. Um dos cidadãos, de 59 anos, residente em Portugal, tinha chegado a Angola no dia 12 de março. 

"Esteve internado nos últimos dias na clínica Girassol e teve um quadro com uma evolução muito rápida, com insuficiência respiratória", precisou Silvia Lutucuta, explicando que o paciente tinha outras doenças associadas. 

O segundo caso, um homem de 37 anos, angolano, residente em Luanda, chegou de Lisboa no dia 13 de março e esteve internado por uma semana. 

Angola encontra-se em estado de emergência desde à meia-noite de sexta-feira e vai se prolongar até às 23h59 de 11 de abril.

Testes

Sílvia Lutucuta afirmou que foram processadas 370 amostras com sete resultados positivos, estando 21 em processamento. A ministra da Saúde adiantou que está a ser feito um "rastreio em massa dos viajantes provenientes de voos de risco" e que se encontram nos centros de quarentena. 

O trabalho já foi concluído no centro de Calumbo II e está a ter continuidade no Calumbo I. O centro de Victoria Garden será aberto em breve para este fim.
 
Em todo o país, 1.089 pessoas encontram-se em quarentena institucional, das quais 547 na província de Luanda. "Continua a observância do estado de emergência", salientou a responsável da pasta da Saúde, voltando a apelar para a consciencialização dos angolanos para que seja feito desde já o corte da cadeia de transmissão. "Ficar em casa é a melhor solução", destacou. 

O novo coronavírus já infetou 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000. Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados. Em África, o número de mortes causadas pela Covid-19 subiu para 134 com os casos acumulados a aproximarem-se dos 4.300 em 46 países.