1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola bane produtos após epidemia na África do Sul

Lusa | AFP | Reuters | tms
10 de março de 2018

Carnes processadas das marcas Enterprise Foods e Rainbow Chicken devem ser retiradas imediatamente dos mercados angolanos, ordenam as autoridades. Produtos estão assosciados ao surto de listeriose na África do Sul.

https://p.dw.com/p/2u5Os
Foto: Reuters/S. Sibeko

Em comunicado a que a agência de notícias Lusa teve acesso este sábado (10.03), o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola refere que em causa está a contaminação de enchidos e carnes processadas prontas para o consumo, como a "polony", produzidas na África do Sul por aquelas empresas. O consumo desses produtos naquele país já causou quase 200 mortes devido ao surto de listeriose.

Considerando o "risco que a listeriose representa para a saúde pública" do país, o Instituto dos Serviços de Veterinária daquele ministério ordenou a "retirada imediata do mercado" destes produtos, bem como "a sua destruição".

O ministério angolano recomenda ainda que os consumidores "devem prestar atenção às referências dos produtos e proceder à sua destruição imediata, caso os tenham adquirido", assegurando também que serão intensificadas as medidas de policiamento e controlo sanitário nos estabelecimentos comerciais e postos fronteiriços do país.

Além de Angola, outros países africanos anunciaram esta semana a suspensão da importação e a retirada desses produtos dos seus mercados, como foi o caso de Moçambique, Zimbabué, Namíbia e Zâmbia.

Surto de listeriose na África do Sul

Surto epidémico

No dia 4 de março, as autoridades da África do Sul anunciaram terem identificado a causa da epidemia de listeriose, que há um ano assola o país e que já provocou pelo menos 180 mortes, responsabilizando uma empresa alimentar no nordeste do país.

Dados do Instituto Nacional de Doenças Contagiosas sul-africano indicam que, desde janeiro de 2017, foram registados perto de 950 casos, o que torna a epidemia a maior jamais registada em todo o mundo. A doença é infecciosa e é transmitida com maior frequência aos seres humanos através de alimentos contaminados.

A listeriose é uma infeção bacteriana provocada pelo bacilo "listeria monocytogenes” e figura entre as zoonoses - doenças transmitidas de animais para humanos - mais perigosas. Geralmente, causa febre, vómitos e diarreia e é tratada com antibióticos. Os indivíduos mais suscetíveis, como idosos, recém-nascidos, mulheres grávidas ou pacientes com sistema imunitário enfraquecido, estão mais expostos às complicações, incluindo a meningites e septicemias.