1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola tem nova lei de investimento estrangeiro

20 de abril de 2018

Empresas estrangeiras já podem fazer investimentos em Angola sem recorrer a sócios angolanos. As novas leis da concorrência e do investimento privado foram aprovadas esta quinta-feira (19.04) no Parlamento.

https://p.dw.com/p/2wNj6
Banco Nacional de Angola - BNA
Foto: Pedro Borralho Ndomba

A Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, a Lei da Concorrência que visa quebrar o monopólio existente. O diploma vai penalizar os infratores, estando previstas punições que vão até 10% do volume de negócios do último ano para as empresas incumpridoras das regras da concorrência. 

O governo angolano criou ainda a Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), que irá trabalhar exclusivamente na aplicação da nova lei.

Foi igualmente aprovada a Lei de Investimento Privado. A novidade reside na exclusão da obrigatoriedade dos estrangeiros cederem participações societárias no capital social das suas empresas. A lei anterior obrigava os nacionais a ter uma participação de pelo menos 35% no capital social das empresas estrangeiras que pretendem operar em Angola.

A reforma vai permitir que empresas estrangeiras invistam no país sem a obrigatoriedade de terem um sócio nacional. O objectivo é conseguir aumentar a captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE).

Nova lei gera expetativas

O deputado da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) Alcides Sakala diz que é preciso transformar o investimento privado na alavanca da economia nacional que se encontra "doente" e "trucidada por um endividamento púbico excessiv", diz.

Angola tem nova lei de investimento estrangeiro

Temos desempenho negativo na maior parte das empresas públicas e privadas, dilaceradas pelo desemprego, pela acção nociva dos monopólios e cartéis, por outras palavras, mutilada pela má gestão, pela delapidação, pela corrupção institucionalizada o que tem tido ao longo dos anos o impacto muito negativo na vida das populações e na imagem do nosso país no plano internacional", afirma.  

Manuel Fernandes, da Convergência Ampla de Salvação de Angola Coligação Eleitoral (CASA-CE), diz que Angola deve melhorar o ambiente de negócios para atrair investimento privado estrangeiro. "É importante que aqueles que detêm o poder de administração central do Estado, trabalhem com o intuito de eliminar a burocracia", sublinha.

David Mendes, deputado independente da UNITA, chama a atenção para a necessidade de haver um sistema de justiça independente para que os empresários estrangeiros se sintam seguros ao fazerem o seu investimento em Angola. "Ninguém investe o seu dinheiro onde não tem certeza de que havendo conflitos terá um sistema sólido de proteção dos seus dinheiros", alerta.

Vicente Pinto de Andrade, do MPLA, o partido no poder, fala em otimismo num momento em que se deposita grandes expectativas quanto ao futuro de Angola.