1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Malawi: Nova onda de ataques a albinos, diz AI

EFE | ar
13 de junho de 2017

Malawi registou nova onda de assassinatos e ataques dirigidos a pessoas com albinismo nos últimos meses, apoiados por um sistema judicial deficiente, denunciou a Amnistia Internacional

https://p.dw.com/p/2eeqa
Aly Faque Albino-Musiker in Mosambik
Foto ilustrativa: Aly Faque (dir.), músico moçambicanoFoto: Carlos Litulo

Desde janeiro de 2017, pelo menos duas pessoas com albinismo foram assassinadas e outras sete denunciaram delitos, como tentativa de assassinato ou sequestro, depois que não houve registo de incidentes durante os últimos seis meses de 2016.

"Apesar de uma legislação mais forte, incluindo reformas no Código Penal e uma Lei para abordar os ataques contra albinos, estamos a ver um alarmante ressurgimento de assassinatos e ataques contra este grupo vulnerável em 2017", disse o representante da Amnistia Internacional (AI) no sul da África, Deprose Muchena.

A organização denunciou num comunicado a lentidão do sistema judiciário no país que fez com que casos contra o albinismo não tenham sido resolvidos e que criou um clima de impunidade que "encoraja os autores destes horríveis crimes".

Poderes mágicos

Em muitos países africanos segue enraizada a crença de que os ossos dos albinos têm poderes mágicos.Por uma extremidade de um albino, se chega a pagar mais de 3 mil euros, enquanto que por todo o corpo a cifra ronda os 60 mil euros, segundo dados da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Südafirka Albinismus - Model und Juristin Thando Hopa
Thando Hopa, Modelo e jurista sul-africanaFoto: Getty Images/AFP/G. Guercia

No seu relatório de junho de 2016, a AI expôs como as pessoas com albinismo eram "caçadas e mortas como animais" para vender os seus ossos a quem pratica medicina tradicional em países como Malawi e Moçambique para usá-los em poções mágicas associadas com a riqueza e a boa sorte.

Em 28 de fevereiro, uma mulher albina de 31 anos foi encontrada morta em Lilongwe (Malawi) com a mão, o peito e o cabelo cortados, e em janeiro um jovem albino também foi assassinado no distrito de Thyolo, no sul do país.Além disso, a AI reportou pelo menos cinco tentativas de sequestro de albinos no Malawi e Moçambique, apesar de as autoridades de ambos os países "terem a obrigação de garantir uma investigação rápida e eficaz sobre os desaparecimentos".

Amnesty international Logo
Foto: picture-alliance/dpa/S.Kahnert

Pessoas não são julgadas pelos crimes

A organização denunciou que na maioria dos casos no Malawi, os crimes contra pessoas que perseguem albinos, em particular o assassinato, não chegam a ser julgados num tribunal devido à falta de fundos e apoio legal para suspeitos.

"Este aumento dos ataques mostra que os grupos (...) estão aproveitando-se das falhas no funcionamento do sistema penal do Malawi. As autoridades devem tomar medidas decisivas para pôr fim a estes ataques de uma vez por todas", pediu Muchena.

Pelo menos 20 pessoas com albinismo morreram no Malawi desde novembro de 2014 e 117 sofreram ataques segundo a polícia, num país com uma população albina de entre 7 mil a 10 mil pessoas.