1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaBotswana

Antigo presidente do Botswana morreu aos 91 anos

Lusa | AFP | ar
23 de junho de 2017

Ketumile Masire desempenhou um papel de pacificador na região da África Austral, ao envolver-se nas negociações de paz em Moçambique, que culminaram, em 1992, com o fim de 16 anos de guerra civil.

https://p.dw.com/p/2fHQb
Botswana ehemaliger Präsident Ketumile Masire
Ketumile MasireFoto: Getty Images/AFP/J.Tallis

O antigo presidente do Botswana Ketumile Masire, segundo chefe de Estado deste pequeno Estado da África Austral após a independência e mediador em vários conflitos no continente africano, como Moçambique, morreu aos 91 anos, indicou hoje fonte oficial.

"Morreu na clínica Bokamoso (nordeste de Gaborone), rodeado pela família, às 22:10 de quinta-feira. Agradecemos a todos pelas orações e mensagens de apoio neste momento difícil", indicou Fraser Tlhoiwe, secretária pessoal do antigo presidente, num comunicado.

Masire fora hospitalizado na quarta-feira (21.06) para uma intervenção cirúrgica, desconhecendo-se mais pormenores, após o que ficou internado nos cuidados intensivos.

Ketumile Masire foi eleito para a presidência do Botswana em 1980, após a morte do "pai" da independência do país, Seretse Khama, e foi sucessivamente reeleito, até que, em 1998, apresentou a demissão.

Os anos da sua presidência foram marcados por um período particularmente forte de crescimento económico, sendo considerado como um dos principais arquitetos da estabilidade que o país sempre viveu.Ketumile Masire desempenhou um papel de pacificador na região, ao envolver-se nas negociações de paz em Moçambique entre o exército moçambicano e os então rebeldes da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), que culminaram, em 1992, com o fim de 16 anos de guerra civil.

20 Jahre Frieden in Mosambik
Foto: picture-alliance/dpa

Também foi presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (CDAS) durante 16 anos, até 1996, quando o chefe de Estado da África do Sul, Nelson Mandela, o substituíu. 

Após abandonar a presidência do Botswana, envolveu-se também na resolução de várias crises políticas, como no Quénia e Lesoto.

Ketumile Masire presidiu ainda ao painel de "personalidades eminentes" encarregado de investigar as circunstâncias que rodearam o genocídio no Ruanda, em 1994

O pequeno Estado da África Austral, uma das democracias mais estáveis do continente africano, é governada desde a independência, em 1966, pelo Partido Democrático do Botswana (BDP, na sigla inglesa), força política que foi liderada por Masire.