1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

João Lourenço é condecorado em Conacri

Lusa
30 de julho de 2021

Presidente visita à Guiné Conacri logo após encontrar Recep Erdogan e empresários turcos. Alpha Condé condecora João Lourenço com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné, distinção também atribuída a Agostinho Neto.

https://p.dw.com/p/3yJn9
Bildkombo |  João Lourenço und Alpha Condé
Foto: dpa

O Presidente de Angola, João Lourenço, cumpre a partir desta sexta-feira (30.07) uma agenda de dois dias na República da Guiné-Conacri, a convite do seu homólogo guineense, Alpha Condé.

João Lourenço será condecorado com a Grã-Ordem Nacional da República da Guiné e recebido pelo chefe de Estado da República da Guiné-Conacri. O Presidente angolano participa também em reuniões a nível ministerial.

Weltspiegel 19.05.2021 | Türkei Ankara | Recep Tayyip Erdogan, Präsident
JLo foi recebido na Turquia pelo Presidente Erdogan (foto)Foto: Murat Cetinmuhurdar/PPO via REUTERS

A comitiva angolana conta com ministros das pastas de Recursos Minerais, Petróleo e Gás e Defesa e Veteranos da Pátria. A visita tem por objetivo "o reforço da cooperação bilateral" nestas áreas, segundo informa fonte governamental ouvida pela agência Lusa.

Sobre a homenagem a João Lourenço, os serviços de imprensa  do Governo recordaram que a distinção foi atribuída em 1973, "em pleno processo de luta de libertação contra o colonialismo português", a António Agostinho Neto (o primeiro Presidente angolano, 1975/1979). Em 1973, o líder independentista Ahmed Sékou Touré governava a Guiné.

João Lourenço terminou esta quarta-feira uma visita de Estado à Turquia, realizada para impulsionar as relações económicas dos dois países, e reuniu-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Angola passa por transição que vai no bom sentido"

Saltar a secção Mais sobre este tema