1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
CulturaÁfrica

Artistas reclamam que apoio do Governo não chega à Zambézia

3 de agosto de 2020

Artistas na Zambézia reclamam que recursos do projeto "Arte no Quintal”, idealizado pelo Governo para apoiá-los durante a pandemia, não chega à província: "Quando haverá o fundo? Podemos pensar que isso não é sério".

https://p.dw.com/p/3gL3G
Coronavirus | Mosambik Künstler in der Krise in Zambezia
Mulupata: "Se a ideia é fazer humor, também temos projetos para alegrar os corações”Foto: DW/Marcelino Mueia

A luta por meios de sobrevivência é muito dura para os artistas da província da Zambézia, em Moçambique. Alguns já pegam na enxada para cultivar, e outros abraçaram o comércio informal.

"Eu, como atriz, sinto-me triste a viver dessa forma. Nós estamos a chorar do fundo do coração que o Governo faça alguma coisa para nós artistas. O pouco que eles puderem nos dar, nós vamos agradecer”, diz a atriz Rosalina Domingos.

Com a ajuda da UNICEF, 250 artistas do grupo de teatro mais famoso da Zambézia, "Os Retratistas”, tiveram sorte e conseguiram apoio financeiro - cujo montante não foi revelado - para apresentar peças nas rádios sobre a prevenção à Covid-19. 

Coronavirus | Mosambik Künstler in der Krise in Zambezia
Aly Aboobacar: "Os artistas não tinham se inscrito" Foto: DW/Marcelino Mueia

Victor dos Santos Mulupata é integrante do grupo e também presidente da Associação Provincial de Teatro na Zambézia. Ele diz que a ideia é espalhar o teatro radiofónico por todas as rádios comunitárias da província em línguas locais e em português.

"Nós temos um plano concreto num momento que não podemos ir para as comunidades realizar as atividades [de teatro]. Pensamos nós em realizar as gravações de teatros radiofónicos. Se a ideia é fazer humor, também temos projetos para alegrar os corações”, diz. 

"Arte no Quintal”

Em abril deste ano, quando o Presidente Filipe Nyusi decretou pela primeira vez o estado de emergência, o Ministério da Cultura e Turismo concebeu o projeto "Arte no Quintal”, que visava financiar grupos de artistas de todas as províncias. Até hoje, porém, nenhum artista da Zambézia beneficiou deste fundo - uma situação que esta a causar revolta.

Mulupata acha que a iniciativa do Governo viria mesmo a ajudar os artistas, mas isto não está a acontecer com a província da Zambézia.

Artistas reclamam que apoio do Governo não chega à Zambézia

"Para nós é muito triste e preocupante, porque já se passa três meses e não se fez nenhuma coisa para nenhum artista na província da Zambézia. Quando haverá este fundo? Nós podemos pensar até que este projeto não é sério porque não estamos a ver seriedade por parte do Governo. Nós não podemos viver de política simplesmente”, reclama.

O diretor Provincial de Cultura e Turismo da Zambézia, Aly Aboobacar, reconhece que até então não há recursos para os artistas da província. No entanto, ele aponta o dedo aos próprios artistas que, segundo ele, não se inscreveram a tempo para receberem o auxílio do projeto.

"Este é um assunto que ainda estamos a tratar ao nível central para ver de que forma é que podem harmonizar tudo isso. Ate agora que estamos a falar, não temos ainda o subsídio real que podemos dar aos artistas. Mas os artistas não tinham se inscrito. Então, não era possível o Ministério canalizar o calendário para a Zambézia.”

Atriz Calene faz rir Moçambique em tempos de pandemia

Saltar a secção Mais sobre este tema