1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Barbárie em Cabo Delgado: RENAMO pede comissão de inquérito

17 de setembro de 2020

Em Moçambique, a RENAMO atribui às Forças de Defesa e Segurança a autoria de assassinatos em Cabo Delegado. Acusa também a FRELIMO, no poder, de inviabilizar as investigações sobre os ataques armados no país.

https://p.dw.com/p/3icyx
Mosambik Militäruniformen und Waffen des Typs ak-47
RENAMO atribui às Forças de Defesa e Segurança a autoria de assassinatos em Cabo DelegadoFoto: DW

Depois do líder da RENAMO, o maior partido da oposição, Ossufo Momade, ter recentemente suavizado o seu discurso em Quelimane sobre os ataques armados no centro e norte de Moçambique, esta quinta feira (17.09) José Manteigas, o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), convidou a Imprensa para dizer:

“Na República de Moçambique não há pena de morte. Assiste-se no país atos de violência caracterizado por torturas e assassinatos bárbaros, uma autêntica violação dos direitos humanos. Em defesa da vida humana apelamos às FDS (Forças de Defesa e Segurança) a assumir um comportamento que se compagine com a Constituição da República e demais lei.”

Manteigas revela ainda que “registaram-se assassinatos de cidadãos indefesos por parte das FDS. A RENAMO requereu a criação de uma comissão de inquérito com intuito de ir averiguar as graves violações que se registam na zona centro do país e na província de Cabo Delegado, [mas] a bancada maioritária rejeitou esta pertença”.     

Governo devia investigar mais? 

José Manteigas, Sprecher von RENAMO Nationalrat in Beira
José Manteigas: "A RENAMO requereu a criação de uma comissão de inquérito com intuito de ir averiguar as graves violações que se registam em Cabo Delegado."Foto: DW/Arcénio Sebastião

Reagindo também aos relatos frequentes de assassinatos de civis com recurso a catanas e armas de fogo, o delegado do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em Quelimane, o segundo maior partido da oposição, Listando Evaristo, disse:

"Aquilo é incrível, assistirmos uma situação daquelas. Nós como MDM condenamos o ato. O Governo tem a responsabilidade de poder analisar e investigar o ato que está a acontecer em Cabo Delegado. O partido no poder sabe da proveniência daquela situação de Cabo Delegado por que não é possível [não saber].“

E Evaristo sacrescenta que “aquilo começou duma forma mesquinha, hoje já é de uma dimensão grande. Não é só aquilo, há casos que acontecem em Cabo Delgado e que nós acompanhamos, mas como é um assunto que tem haver com o Estado nós não reclamamos. Não é só em Cabo Delgado, também em Manica”.

Bispo de Pemba: "Estou tranquilo"

FRELIMO não responde

Devido aos pronunciamentos dos membros da RENAMO e do MDM, a DW tentou contactar o representante da FRELIMO, partido no poder, sem sucesso. Enquanto isso, o porta-voz da RENAMO, José Manteigas, exige:

“O sr. ministro que traga as pessoas indiciadas para serem responsabilizadas, mas nunca execute sumariamente um cidadão indefeso, desarmado, como aconteceu com o vídeo que está a circular.”

No entanto, muitas organizações da sociedade civil se manifestam indignadas e repudiam o assassinato da mulher com recurso a armas de fogo. O vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais foi publicado por indivíduos trajando fardas das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS).

O Governo falou inicialmente em investigação e posterior responsabilização, mas nesta quarta-feira (16.09) já garantiu que os executores não pertencem ao exército.   

Saltar a secção Mais sobre este tema