1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosNíger

Ataque no Níger mata dezenas de civis

Lusa
3 de janeiro de 2021

Mais de 50 civis morreram e 18 ficaram feridos num ataque realizado ontem (2.1) por homens armados na capital, Niamey, perto da fronteira com o Mali, avançou uma fonte do Ministério do Interior do país.

https://p.dw.com/p/3nT8o
Niger Symbolbild Terror
Mais de 50 civis morreram e 18 ficaram feridos no ataque realizado por homens armados em Niamey (foto de arquivo).Foto: Boureima Hama/AFP

Os homens armados, que pertencem alegadamente a um dos grupos 'jihadistas' que operam no Sahel,  atacaram a cidade de Tchomo- Bangou, na região de Tillabéri, localizada a cerca de 150 quilómetros de Niamey, e a cidade vizinha de Zaroumdareye, avançou a mesma fonte citada pela agência espanhola de notícias EFE.

Também a AFP refere a morte de "várias pessoas" por homens armados em Tchomo-Bangou, citando autoridades locais e referindo que o ataque aconteceu no dia em que foi anunciado oresultado da primeira volta das eleições presidenciais.

Agressores

"Os agressores cercaram a aldeia e mataram cerca de 50 pessoas. Os feridos foram levados para o hospital de Ouallam", acrescentou um jornalista de uma estação de rádio local, sob condição de anonimato.

De acordo com o jornalista, o ataque de Tchomo-Bangou aconteceu nas proximidades de Tongo Tongo, onde quatro soldados das forças especiais norte-americanas e cinco soldados nigerianos foram mortos numa emboscada, em outubro de 2017. Este ataque foi reivindicado pelo grupo do Estado Islâmico no Grande Saara.

Wahlen Niger Niamey | Präsidentschaftskandidat  Mohamed Bazoum
Mohamed BazoumFoto: Issouf SANOGO/AFP

Resultados das presidenciais

Os primeiros resultados das presidenciais, realizadas em 27 de dezembro, mostram hoje uma grande vantagem (39,33%) de votos no candidato do partido no poder, Mohamed Bazoum, ex-ministro do Interior, que promete fortalecer a luta contra os grupos 'jihadistas'.

Há vários anos que o Níger - tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso - é atormentado por ataques 'jihadistas' nas zonas oeste e sudeste, tendo já morrido centenas de pessoas no processo. A região de Tillabéri está localizada na zona das "três fronteiras" Níger-Mali-Burkina, frequentemente atacada por grupos 'jihadistas'.

Em maio passado, 20 pessoas, incluindo crianças, foram mortas em duas aldeias em Anzourou (região de Tillabéri) e há cerca de duas semanas, pelo menos 34 pessoas foram mortas e 100 outras ficaram feridas em Toumour, na região de Diffa (sudeste), perto da Nigéria, por membros do grupo 'jihadista' Boko Haram, de acordo com as autoridades.

Nigéria: Como reintegrar ex-insurgentes do Boko Haram?