1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angolanos seguem disputa por medalhas no Rio 2016

Thiago Melo11 de agosto de 2016

Ainda esta quinta-feira (11.08) competem nas semifinais os remadores André Matias e Jean-Luc Rasamoelina. Partida de handebol feminino e provas de vela na categoria masculino acontecerão esta sexta-feira (12.08).

https://p.dw.com/p/1JgdP
Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016Foto: picture alliance/dpa/M. Kappeler

A delegação angolana é a mais destacada entre os Países Africanos de Língua Ofical Portuguesa (PALOP) participantes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Ainda na disputa em quatro das sete modalidades para as quais se classificaram para esta Olimpíada, os atletas de Angola seguem em provas eliminatórias ou semifinais.

No remo, Andre Matias e Jean-Luc Rasamoelina participam na noite desta quinta-feira (11.08) de competições semifinais. Na última terça-feira (09.08), eles competiram na repescagem e conseguiram uma vaga na prova de hoje.

A equipa feminina de handebol enfrentará a seleção brasileira esta sexta-feira (12.08), e no domingo (14.08) jogará com o time da Espanha. Esses dois jogos serão decisivos para que as angolanas sigam em busca da medalha olímpica nos jogos das quartas de final.

A equipa venceu os dois primeiros jogos, disputados com a Romênia e Montenegro, respetivamente, mas perdeu para a Noruega na terceira partida desta primeira fase.

Velejadores

Na vela, modalidade laser, Manuel Lelo mantém-se nas classificatórias. Na última prova, disputada na quarta-feira (10.08), o atleta ficou em 43° colocado. A próxima disputa aconteceré na tarde desta sexta-feira (12.08).

Na modalidade 470, os velejadores Matias Montinho e Paixão Afonso estão em 26° e seguem nas provas classificatorias para a final. A próxima competição acontecerá também esta sexta-feira à tarde.

Ruderer Andre Matias and Jean-Luc Rasamoelina trainieren in Rio de Janeiro
André Matias e Jean-Luc Rasamoelina competem no remo por AngolaFoto: Andre Matias

Classificação final

No tiro esportivo, o angolano João Paulo da Silva não chegou à semifinal, mas encerrou a sua participação nos Jogos do Rio 2016 classificado em 33° lugar, com 98 pontos.

No judô, a angolana Antónia Moreira venceu a venezuelana Elvismar Rodriguez, mas perdeu na terceira fase eliminatória para a alemã Laura Vargas Koch.

Na natação, a nadadora Ana Sofia Nóbrega também não se classificou para a final dos 100m livres.

Atletas de Moçambique

O judoca Marlon Acácio perdeu para o brasileiro Victor Penalber em prova eliminatória do judô.

Na natação, 100m livres masculino, o nadador Igor Mogne encerrou a sua particapação nos Jogos do Rio 2016 como 45° colocado nas provas eliminatórias para a semifinal.

A partir desta sexta-feira, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde vão participar de provas de atletismo. Nos próximos dias, os PALOP seguirão disputando em outras modalidades.

Acompanhe o guia com todas as datas e competições que a DW preparou.