1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Autárquicas: Tribunal ordena recontagem dos votos na Matola

DW (Deutsche Welle)
19 de outubro de 2023

O Tribunal Judicial da Matola ordenou a recontagem dos votos na autarquia da Matola, avança o jornal "O País". Em Quelimane, RENAMO contesta o "chumbo" do recurso apresentado pelo partido sobre alegada fraude eleitoral.

https://p.dw.com/p/4Xlf5
Eleições em Moçambique
Foto: Alfredo Zuniga/AFP

O Tribunal Judicial da Matola ordenou a recontagem dos votos em todas as mesas das assembleias de voto da autarquia, noticiou esta quinta-feira (19.10) o jornal "O País". O tribunal deu assim provimento a um recurso apresentado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que denunciou irregularidades durante o escrutínio.

Na cidade da Matola, dados anunciados pela Comissão Distrital de Eleições, deram a vitória à Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) com cerca de 57,23% votos. A Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) ficou na segunda posição, com 36,08%, e o MDM na terceira, com 3,65%.

O apuramento intermédio, na semana passada, ficou marcado pela retirada compulsiva dos mandatários e vogais dos partidos da oposição da sala das operações, conforme reportou a TV Sucesso.

RENAMO contesta "chumbo" em Quelimane

Na cidade de Quelimane, a RENAMO viu "chumbado" em tribunal o pedido de recontagem dos votos na autarquia por parte do Tribunal Judicial. No entanto, o maior partido da oposição remeteu esta tarde uma contestação ao Tribunal Constitucional.

Autárquicas: "Números não batem" em Quelimane

Manuel de Araújo, cabeça de lista da RENAMO na autarquia, confessou ter medo de entregar documentação oficial na Justiça por "medo" de manipulação.

"Nós tivemos medo de entregar documentos originais. Porque os criminosos que estão instalados nos tribunais podiam tê-los feito desaparecer", disse.

Contagem paralela dá vitória da RENAMO 

De acordo com uma contagem paralela divulgada hoje pelo Centro de Integridade Pública (CIP), a RENAMO venceu as eleições em Quelimane, com 51% dos votos, contra 40% da FRELIMO.

Mosambik Quelimane | Abstimmung der Parteimitglieder
Manuel de Araújo, o candidato da RENAMO em QuelimaneFoto: Marcelino Mueia/DW

"Isto vai diretamente contra o resultado oficial da comissão eleitoral distrital, que deu à FRELIMO 50% e à RENAMO 44%. Como em muitos outros lugares, parece que os editais verdadeiros foram substituídos por editais falsos para dar à FRELIMO uma falsa vitória", refere o CIP num dos seus boletins sobre o processo político em Moçambique.

Segundo o CIP, "a contagem paralela dos editais verdadeiros deu à RENAMO 34.542 votos contra 28,483 da FRELIMO, uma diferença de 6.059 votos".

Saltar a secção Mais sobre este tema