1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bebés desaparecidos mobilizam associações em Moçambique

Lusa
12 de outubro de 2021

Dezenas de organizações denunciam casos de violência em maternidades de Moçambique e suspeitas de tráfico de bebés. Em Maputo, ativistas exigem investigação e responsabilização dos profissionais de saúde envolvidos.

https://p.dw.com/p/41b9P
Hospital Central de Maputo - Zentralkrankenhaus Maputo
Vítima terá sido atendida no Hospital Central de MaputoFoto: DW/J. Beck

Leila deu à luz em agosto, mas os hospitais moçambicanos que a assistiram dizem que o bebé morreu, sem nunca lhe entregarem o corpo, e depois de num deles ter sido maltratada, denunciou hoje com associações locais. O caso serviu para ilustrar, em conferência de imprensa, as queixas de 40 organizações contravários casos de violência em maternidades do país e suspeitas de tráfico de bebés.

A gestante deu entrada no Hospital Provincial da Matola, arredores de Maputo, para ter o seu bebé, mas disse ter sido abandonada por enfermeiras "num quarto com cortinas fechadas e luz apagada". "Elas insultaram-me. Chamaram-me porca, apagaram a lâmpada, fecharam a porta, isolaram-me. Depois de um tempo comecei a sangrar e pensei que era o bebé a nascer, então peguei num ferro e bati na maca, pedindo socorro porque já não conseguia falar", contou na conferência de imprensa.

Leila foi sedada e acordou noutra unidade, no Hospital Central de Maputo, o maior do país. Os médicos disseram-lhe que havia perdido o bebé no Hospital Provincial da Matola, mas o corpo nunca foi entregue à família. "Segundo os médicos, no dia em que dei entrada, não houve nenhum óbito", sublinhou.

"Eles não me querem entregar o bebé, até hoje", lamentou Leila, ao terminar a declaração num pranto e ser retirada da sala. O caso de Leila corre na justiça, assim como outros três, de um total de sete, registados no Hospital Provincial da Matola entre março e julho deste ano, relacionados com violência psicológica, física e cobranças ilícitas, relataram as associações.

Mosambik | Krankenhausbetten
Organizações denunciaram maus tratos em hospitaisFoto: DW/S. Lutxeque

Denúncias de abusos

A Lusa tentou obter reações do Hospital Central de Maputo e do Hospital Provincial da Matola, mas as tentativas de contacto foram infrutíferas. As 40 associações moçambicanas denunciaram casos de violência pré-natal, no parto e pós-parto em unidades hospitalares no país, apelando para uma investigação e responsabilização dos profissionais de saúde envolvidos.

"Nós, como organizações e movimentos de mulheres, estamos a denunciar esta situação de violência que continua a chegar até nós", disse Quitéria Guirrengane, presidente da rede de associações Mulheres Jovens Líderes.

Só em Maputo foram apresentadas às organizações 15 denúncias de maus-tratos e abusos, no último trimestre, "protagonizados por profissionais de saúde contra gestantes, parturientes e puérperas", além de alguns casos, não contabilizados, de desaparecimento de bebés nos hospitais.

Mosambik Lichinga | Unmut wegen Tod von Schwangeren in größter Geburtsklinik der Provinz
Em 2019, a morte de uma gestante numa maternidade em Lichinga gerou revoltaFoto: DW/M. David

"Exigimos responsabilização"

As organizações pedem uma "investigação e instauração de processos disciplinares e criminais" contra os infratores e uma "investigação profunda a uma potencial rede de tráfico de bebés" nas unidades hospitalares. Exigimos a "responsabilização exemplar dos profissionais de saúde envolvidos e a provisão de assistência e indemnização para as vítimas", referiu Camila Fanheiro, do movimento Saber Nascer.

Depois de "anos tenebrosos de denúncias e suspeição" acerca de "mortes materno-infantis por negligência e de tráfico de crianças nas maternidades", as associações recusam-se a aceitar que as entidades que têm o dever de proteção "permaneçam no silêncio", sublinhou.

De acordo com o último censo populacional, o rácio de mortes maternas é de 452 por 100 mil nados vivos, o que continua a colocar Moçambique entre os países onde as mulheres têm elevado risco de morte durante a gravidez, parto e período pós-parto.

Faltam médicos e medicamentos nos hospitais da Beira