1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaEstados Unidos

Biden e Trump irão disputar presidenciais nos EUA

Lusa
13 de março de 2024

Tanto o atual Presidente dos EUA, Joe Biden, como o ex-presidente Donald Trump conseguiram apoio suficiente para serem nomeados candidatos dos seus respetivos partidos para as presidenciais de novembro.

https://p.dw.com/p/4dSTp
Joe Biden e Donald Trump irão disputar presidenciais nos EUA
Foto: AP/dpa/picture alliance

O ex-presidente dos EUA Donald Trump alcançou na terça-feira (12.03) o número de delegados suficientes para garantir a nomeação às presidenciais de novembro, ao vencer as primárias Republicanas na Geórgia, Mississippi, Washington e Havai.

Trump, de 77 anos, era o único candidato republicano depois da rival Nikki Haley, ter desistido na semana passada.

Para ser designado como candidato oficial do Partido Republicano, o empresário tinha de conquistar pelo menos 1.215 delegados para a nomeação oficial na convenção republicana, de 15 a 18 de julho em Milwaukee (centro-norte).

Trump, que chegou à noite eleitoral de terça-feira com 1.078 delegados, começou por obter 49 delegados na Geórgia e 28 no Mississippi. Horas mais tarde, venceu as primárias no estado de Washington e garantiu a esmagadora maioria dos 43 delegados, ainda antes da decisão no Havai.

Joe Biden recandidata-se

Também o Presidente dos EUA, Joe Biden, alcançou na terça-feira o número de mandatos suficiente para conseguir a nomeação pelo Partido Democrata para disputar as presidenciais em 05 de novembro. 

Biden conseguiu a nomeação depois de ganhar os delegados suficientes nas eleições primárias na Geórgia, que elevou o total para 1.968.

A nomeação vai ser oficializada na convenção dos democratas, em Chicago (centro-oeste), entre 19 e 22 de agosto.

Trump e Biden vão voltar a defrontar-se depois do democrata ter vencido as presidenciais de 2020. O republicano recusou-se a reconhecer a derrota, alegando irregularidades que levaram apoiantes a invadir o Capitólio a 06 de janeiro de 2021.

As eleições de novembro serão a reedição de uma disputa presidencial, pela primeira vez desde 1956, quando o então Presidente republicano Dwight D. Eisenhower voltou a derrotar o democrata Adlai Stevenson.

Como a Europa reage a possível volta de Trump à Casa Branca?