1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nuno Nabiam espera aprovação do Orçamento pelo parlamento

Lusa
30 de novembro de 2021

Em declarações aos jornalistas, Nuno Gomes Nabiam disse esperar que o Orçamento Geral do Estado para 2022 seja aprovado pelos deputados para "permitir ao Governo fazer o seu trabalho".

https://p.dw.com/p/43g7S
Guinea-Bissau Premierminister Nuno Gomes Nabiam
Foto: Braima Darame/DW

"Acabámos de entregar o orçamento para o ano de 2022, apesar do atraso. O parlamento certamente dentro de dias vai pronunciar-se sobre a apreciação do documento que foi submetido. Agora, aguardamos que seja notificado o Governo para vir apresentar o Orçamento Geral do Estado para 2022", afirmou o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, à saída do parlamento.

O primeiro-ministro explicou que o orçamento é virado para "atacar os problemas sociais" e construção de infraestruturas, salientando que há restrições impostas no âmbito do trabalho que está a ser feito com os parceiros, incluindo o Fundo Monetário Internacional.

Nuno Gomes Nabiam disse também esperar que "haja colaboração institucional".

"É um instrumento muito importante para a administração do Estado e espero que aprovem para permiti ao Governo fazer o seu trabalho", disse.

O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau aprovou no passado dia 09 a proposta do Orçamento Geral do Estado para 2022 no valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros).

Do pós-eleições ao avião "suspeito": Guiné-Bissau em crise

O Orçamento Geral do Estado regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).

Para a cobertura do défice, o Conselho de Ministros autorizou o Ministério das Finanças a contrair os empréstimos concessionários necessários.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro guineense, o foco continua a ser a apresentação de um orçamento moderado, equilibrado, que estimule o crescimento económico e a competitividade, reforce os rendimentos e proteja o emprego.

O documento vai dar respostas "urgentes e imperiosas" ao setor privado, bastante penalizados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, e apostar no setor agrícola e infraestruturas rodoviárias para "combater a escassez de produtos essenciais e a subida de preços".

A saúde e a educação "voltam a merecer uma atenção particular", referiu.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema