1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bolsonaro agradece "grande vitória" na primeira volta

Lusa | EFE | EBU | Reuters | nn
8 de outubro de 2018

Haverá uma segunda volta das eleições presidenciais brasileiras. Um dos candidatos - Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad - será o próximo Presidente do Brasil. Bolsonaro venceu a primeira volta, mas Haddad não desiste.

https://p.dw.com/p/369cA
Candidato à Presidência do Brasil, Jair BolsonaroFoto: Reuters/R. Moraes

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), venceu a primeira volta das presidenciais brasileiras com 46% dos votos. Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), obteve 29%.

Num vídeo partilhado na rede social Facebook, Bolsonaro agradeceu a todos os que o apoiam.

"Para quem não tem tempo em televisão, para quem tem ainda um partido muito pequeno, não tem fundo partidário e ficou e continua hospitalizado, por aproximadamente 30 dias, não deixa de ser uma grande vitória", afirmou.

Brasilien Wahl 2018 | Bolsonaro Erklärung auf Facebook live
Bolsonaro em direto, no FacebookFoto: Getty Images/AFP/M. Pimentel

Bolsonaro foi hospitalizado em setembro depois de ser esfaqueado durante uma ação de campanha na localidade de Juíz de Fora, Minas Gerais, no sudeste do Brasil. O candidato, considerado polémico e já condenado por ofensas e apologia ao crime de violação, foi o mais votado no domingo (07.10) em 16 estados e no Distrito Federal.

Agora, até à segunda volta, agendada para 28 de outubro, o político quer conquistar o eleitorado do Nordeste: "A nossa votação no Nordeste foi muito boa e tenho a certeza que melhorará, e muito, por ocasião do segundo turno. O que eu quero para o Nordeste é, realmente, uma região que, através do seu povo, humilde, conservador e trabalhador, fique livre da mentira, fique livre da coação que sempre existe por parte do PT."

Brasilien Wahl 2018 | Stimmabgabe Fernando Haddad
Fernando Haddad, do PTFoto: imago/Xinhua/G. Bilo

Haddad confia na vitória

Fernando Haddad, do PT, venceu em oito estados do Nordeste e no Pará. Num breve discurso após a divulgação dos resultados, no domingo à noite, o candidato do partido de Lula da Silva prometeu que não vai desistir da vitória.

"Iniciaremos amanhã a campanha para sermos vitoriosos no segundo turno", anunciou.

Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, foi o mais votado no Ceará e ficou em terceiro lugar na votação com 12% dos votos válidos do eleitorado, ou seja, 13 milhões de votos. Já a antiga chefe de Estado do Brasil, Dilma Roussef, perdeu a eleição para o Senado em Minas Gerais. Apesar de ser líder nas sondagens, a ex-Presidente ficou em quarto lugar na corrida por uma vaga.

Bolsonaro agradece "grande vitória" na primeira volta

Protestos contra voto eletrónico

O dia da votação ficou ainda marcado por protestos em vários pontos do país contra o voto eletrónico. Os manifestantes suspeitam de fraude eleitoral. No entanto, Laura Chinchilla, chefe da primeira missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Brasil, garantiu que o sistema é fiável.

"Não encontrámos até ao momento nenhum aspeto que gere alguma suspeita sobre a possibilidade de violar o sistema eletrónico de votação", assegurou.

147 milhões de brasileiros foram às urnas,  no domingo, para escolher um novo Presidente, membros do Parlamento, além de governadores e legisladores regionais em todo o país. Ao todo, a Polícia Federal deteve 389 pessoas por infrações à legislação eleitoral.

Saltar a secção Mais sobre este tema