1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde adere ao WASCAL financiado pela Alemanha

31 de janeiro de 2017

Cabo Verde acaba de aderir ao centro científico WASCAL, organismo financiado pela Alemanha que envolve 10 países da África Ocidental e promove a investigação em alterações climáticas e uso dos solos e da água.

https://p.dw.com/p/2WiKh
Dürre in Santiago Insel Kap Verde
Seca no interior da ilha de S.Tiago (Cabo Verde - 2015)Foto: DW/N.dos Santos

O arquipélago de Cabo Verde é o mais novo membro do Centro de Serviço Científico da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso Adaptado do Solo (WASCAL, sigla em inglês), organismo financiado pelo  Ministério alemão da Educação e Investigação. O acordo que formalizou a entrada de Cabo Verde no centro foi assinado na Cidade da Praia, na passada sexta-feira (27.01).

O WASCAL, criada em 2012 visa promover a partilha de conhecimentos científicos na área de mudanças climáticas e uso adaptado do solo. É financiado pelo Ministério alemão da Educação e Investigação e integra atualmente 10 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mas propõe atingir um total de 15 nações africanas.

São os seus membros na CEDEAO o Senegal, Gâmbia, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Níger e Nigéria, sendo Cabo Verde o mais recente membro.

A ministra da Educação do arquipélago, um dos signatários do documento, sublinhou que o país passa a beneficiar das melhores práticas internacionais em matéria de mudanças climáticas e uso adaptado de solos.

Áreas estratégicas para o desenvolvimento de Cabo Verde

Maritza Rosabal afirmou que com a adesão do arquipélago ao Centro de Serviço Científico da África Ocidental sobre Mudanças Climáticas e Uso Adaptado do Solo, o país poderá beneficiar, não só a nível da educação, mas também de outras áreas."Este acordo beneficia entre outras áreas o meio ambiente, os solos e questões ligadas ao mar que são estratégicas para o desenvolvimento de Cabo Verde".

Insel Maio - Kapverden
Ilha do Maio (Cabo Verde)Foto: Nelio dos Santos

A ministra Maritza Rosabal entende que o WASCAL não só vai permitir a partilha de conhecimentos científicos entre os países membros e a Alemanha, como também será mais um elemento de integração de Cabo Verde na África Ocidental.

"A adesão ao centro também tem uma outra importância muito significativa para este Governo, pois se trata de mais um elemento de integração na sub-região".

Empenho das autoridades do arquipélago

O presidente do conselho directivo do WASCAL, Peter Dery, mostrou-se satisfeito pela rapidez dos trabalhos relacionados com o processo de adesão e pelo interesse e empenho do Governo cabo-verdiano na sua concretização.

Nos próximos tempos o WASCAL vai enviar especialistas a Cabo Verde."Abordamos também a questão marinha através do projeto Geomar (Instituto GEOMAR – Centro Helmholts alemão) e, brevemente, vamos enviar uma delegação do WASCAL que virá trabalhar com os técnicos cabo-verdianos para estudarmos a melhor forma de implementarmos este projeto".

WASCAL / Cabo Verde - MP3-Mono

Segundo os especialistas, Cabo Verde, como país saheliano fustigado frequentemente por secas e com pouco solo disponível para a agricultura, sempre esteve interessado em projetos ou iniciativas capazes de mitigar os efeitos das mudanças climáticas através de uma utilização mais adequada do solo.