1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde: Cidade Velha elevada a Património Mundial da Humanidade

26 de junho de 2009

A elevação da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade, decidida pela UNESCO, vai permitir o desenvolvimento do primeiro núcleo populacional surgido na ilha de Santiago, Cabo Verde.

https://p.dw.com/p/Ic83
A Fortaleza de São Filipe, um dos "ex-libris" da Cidade Velha.Foto: DW

Cabo Verde conta pela primeira vez com uma cidade declarada Património Mundial pela UNESCO. Na Cidade Velha ou Ribeira Grande de Santiago, o ambiente é de festa desde que o anúncio foi feito em Sevilha, Espanha.

A 15 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, a capital de Cabo Verde, a Cidade Velha é considerada a primeira cidade construída pelos europeus, neste caso os portugueses, nos trópicos.

A cidade, que tem no mar a sua principal função, foi erigida no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre a África e a América.

Na perspectiva de convencer os operadores culturais a apostarem mais na Cidade Velha, o Presidente da República, Pedro Pires, afirma com muito optimismo que a elevação da Cidade Velha à Património Mundial vai dar mais dinamismo à indústria cultural em Cabo Verde.

Um feature da autoria do jornalista Nélio dos Santos.