1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Os PALOP medalhistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Thiago Melo19 de setembro de 2016

Angola, que era grande favorita, terminou o megaevento sem chegar ao pódio.

https://p.dw.com/p/1K4ul
Cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 ocorreu este domingo (18.09), no Estádio Olímpico MaracanãFoto: Reuters/R. Moraes

O cabo-verdiano Gracelino Barbosa e a moçambicana Edmilsa Governo foram os únicos atletas representates dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que chegaram ao pódio nas competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O megaevento terminou este domingo (18.09) com a cerimónia de encerramento, no Estádio Olímpico Maracanã, no Rio de Janeiro. Em duas semanas, os Jogos Paralímpicos Rio 2016 reuniu atletas portadores de deficiência de 176 países, que competiram em 23 modalidades.

Medalhistas

Cabo Verde era um dos favoritos a chegar ao pódio. O atleta cabo-verdiano Gracelino Barbosa, considerado o sétimo do ranking mundial na sua modalidade, ganhou medalha de bronze na prova de 400 metros categoria T20 do atletismo.

Brasilien Rio de Janeiro - Kapverdischer paralympischer Athlet Gracelino Barbosa
Gracelino Barbosa durante competição de atletismo no Rio de JaneiroFoto: picture-alliance/dpa/M. Sayao

A medalha de bronze conquistada por Gracelino Barbosa entrou para a história do desporto paralímpico, pois foi a primeira de Cabo Verde numa Paralimpíada. Com esta medalha, o país foi também o primeiro dos PALOP a chegar ao pódio no Rio de Janeiro.

Apesar de não haver favoritismo, Moçambique terminou o megaevento com a jovem atleta Edmilsa Governo medalhista de bronze. Edmilsa competiu no último sábado (17.09) a final dos 400 metros feminino categoria T12 e conseguiu a terceira posição na classificação da prova.

PALOP

Os cinco PALOP foram representados por nove atletas, no total. Os angolanos, que eram a maioria, quebraram o favoritismo que conquistaram desde Atenas 2004. Esta foi a primeira edição da Paralimpíada que os atletas de Angola saem sem nenhuma medalha.

Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe também participaram da Paralimpíada, cada um com um atleta competindo no atletismo. Esta foi a primeira vez que São Tomé e Príncipe participou dos Jogos Paralímpicos.

Saltar a secção Mais sobre este tema