1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Verde quer expandir rede de consulados na Europa

Lusa
1 de dezembro de 2019

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde disse que sempre que se justificar serão abertos novos consulados gerais, nomeadamente no Leste da Europa, anunciando um novo cônsul honorário para o Norte de França.

https://p.dw.com/p/3U3Le
Portugal -  MNEC, 4. August, Lissabon
Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de Cabo Verde (foto de arquivo)Foto: CPLP Lissabon

"Como não temos missões diplomáticas em todos os países, onde temos uma comunidade importante e se se justificar, teremos um consulado geral. Foi o caso de Nice", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, em declarações aos jornalistas em Paris, no sábado (30.11)

esteve na capital francesa na noite de quinta-feira (28.11) para um encontro com empresários e salientou a importância da representação consular também na angariação de investimento, anunciado um novo cônsul honorário para o Norte de França.

"Vamos ter cônsules honorários aqui em França, o próximo na região de Hauts-de-France, cobrindo Lille, Roubaix e Tourcoing. Temos lá comunidades importantes, mas também queremos captar investimento dessa região para o nosso país", referiu o governante.

O Consulado Geral de Nice foi inaugurado oficialmente em julho deste ano pelo primeiro-ministro e serve uma comunidade de perto de 25 mil cabo-verdianos que vivem no Sul da França - a comunidade será ao todo de cerca de 100 mil pessoas em todo o país. Mas a expansão vai além de terras gaulesas, segundo o ministro.

"Estamos a densificar a rede consular da Europa de Leste, em países que conhecem menos Cabo Verde, como os países Bálticos, a Polónia, a Roménia, a Bulgária, a República Checa ou a Eslováquia. O objetivo é também captar o investimento desses países", indicou Luís Filipe Tavares.

Saltar a secção Mais sobre este tema