1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
TerrorismoCamarões

Camarões dizem ter abatido líder de grupo armado separatista

Lusa
11 de fevereiro de 2021

Exército camaronês afirma ter eliminado cinco separatistas, incluindo o chefe do grupo que matou sete estudantes numa escola no sudoeste do país em outubro do ano passado. Operação também apreendeu armas e munições.

https://p.dw.com/p/3pCIP
Foto simbólica: Soldados camaronesesFoto: Getty Images/AFP/A. Huguet

Um daqueles separatistas, com a alcunha 'Above the law"' ('Acima da Lei'), era "o chefe da horda bárbara" responsável pelo ataque a uma escola em Kumba, segundo o comunicado, assinado pelo coronel Cyrille Serge Atonfack Guemo, porta-voz do exército.

Em 24 de outubro, uma dezena de homens armados, em motos, irromperam no espaço de um complexo escolar em Kumba e dispararam sobre os estudantes.

A operação do exército, realizada na noite de domingo para segunda-feira, em Balangui, no sudoeste do país, onde existe uma insurreição separatista anglófona, tinha por objetivo "colocar fora de estado de perturbar terroristas armados reunidos para preparar ataques à localidade de Kumba e aos seus arredores", também conforme o texto dos militares. 

Esta operação saldou-se por um "violento confronto", durante o qual cinco separatistas foram mortos e outros ficaram feridos. Foram ainda apreendidas armas e munições, ainda de acordo com o comunicado. 

Kamerun Separatist
Foto simbólica: Separatistas nos CamarõesFoto: Adrian Kriesch/DW

Ataques

As escolas são atacadas com frequência, pelos rebeldes anglófonos que as assimilam ao poder central. Em novembro de 2020, a UNICEF revelou que existiam 855 mil crianças não escolarizadas nas regiões anglófonas. Cerca de 90% das escolas primárias públicas, o que significa mais de 4.100 escolas e 77% das escolas secundárias públicas, estavam então fechadas ou não operacionais. 

Nas regiões anglófonas do noroeste e do sudoeste, os grupos armados e as forças de segurança enviadas por Yaoundé mantêm um confronto sem quartel e os dois campos são acusados regularmente de crimes contra civis, tanto por organizações não-governamentais (ONG) como pela Organização das Nações Unidas. 

Os combates no Camarões anglófonos, mas também os abusos e as mortes de civis pelos dois campos, segundo numerosas ONG, causaram mais de três mil mortos e obrigaram mais de 700 mil pessoas a fugir as suas residências desde 2017. 

Camarões: Reintegrar ex-combatentes separatistas