1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

CAN: Jean Ping questiona investimento realizado

Adrian Kriesch | mm
6 de fevereiro de 2017

O Campeonato Africano das Nações (CAN) terminou este domingo (05.02) e o líder da oposição do Gabão questiona o investimento feito. Jean Ping continua a não reconhecer o resultado das últimas eleições presidenciais.

https://p.dw.com/p/2X4TT
Fußball | Africa Cup 2017 | Gabun vs Guniea Bissau
Foto: Getty Images/AFP/G. Bouys

Foi o Campeonato Africano das Nações um sucesso para o Gabão? Jean Ping prefere não fazer comentários sobre o evento. Esse foi o entendimento a que chegou com os colegas, porque, devido à situação interna do país, argumenta, o que fosse dito poderia vir a ser mal interpretado.

No entanto, em entrevista à DW, Jean Ping, questiona o investimento feito no evento: "Enquanto estamos a enfrentar grandes dificuldades no nosso país, enquanto temos problemas financeiros, salários que não são pagos, escolas que não são construídas, não há nada em escolas e hospitais, como podemos gastar tal quantia de dinheiro apenas com a construção de estádios?”

Para quem defendia a realização do CAN pelo Gabão, Ping diz que a resposta foi dada com os "estádio vazios”.

"Todos sabem que ganhei”

Gabunischer Politiker Jean Ping
Jean Ping, líder da oposição do GabãoFoto: Getty Images/AFP/K. Tribouillard

A oposição chegou a argumentar que, dada a instabilidade política no país, este não era o momento adequado para receber o CAN. As eleições presidenciais de agosto do ano passado não estão ultrapassadas. Ali Bongo renovou o mandato com pouco mais de 50% dos votos. Mas o líder da oposição do Gabão continua sem aceitar os resultados.

"Ganhámos as eleições. Todos sabem que eu ganhei. Ganhei com 60%. A comunidade internacional sabe disso. Aqueles que fizeram batota sabem. Todos sabem que eu ganhei as eleições. E devido a um processo de manipulação do que aconteceu, mudaram os resultados. Como de costume”, alega Jean Ping.

Diálogo apenas com reconhecimento de vitória

Gabun Vereidigung von Ali Bongo Ondimba
Ali Bongo na tomada de posse como Presidente do GabãoFoto: picture-alliance/AP Photo/J. Mba

O líder da oposição no Gabão até admite poder sentar-se à mesa com o Governo para dialogar, mas, diz Jean Ping, primeiro a sua vitória tem de ser reconhecida.

"Primeiro, eles recusam-se a reconhecer os resultados das eleições. Em segundo, estão a matar pessoas, a prender pessoas, a ameaçá-las. Como chamar pessoas para um diálogo quando estão a matar e a prender pessoas que chamam para o diálogo. Pensa que é um diálogo? Com uma arma apontada à sua cabeça? Não é um diálogo”. 

CAN: Jean Ping questiona investimento realizado

Jean Ping discorda de um aparente desinteresse dos jovens na política. O também ex-presidente da comissão da União Africana diz que a população do Gabão lhe pede "instruções”.

"Quando me vêm um pouco silencioso, pensam que talvez esteja comprometido. E dizem-me: ‘se estiver comprometido, queimamos-lhe a casa. Não queremos qualquer compromisso'. É suficientemente claro”, acrescenta.

Saltar a secção Mais sobre este tema