1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

CEDEAO adota novo plano para moeda única em 2027

Reuters | Lusa | tm
19 de junho de 2021

O grupo de países da CEDEAO adotou um novo roteiro para lançar uma moeda única em 2027, depois de planos anteriores terem sido afetados pela pandemia do coronavírus.

https://p.dw.com/p/3vEUP
Ghana ECOWAS | Flaggen
(Foto de arquivo).Foto: AFP/N. Dennis

O novo roteiro foi acordado pelos chefes de estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), disse Jean-Claude Kassi Brou, presidente da Comissão dessa organização, numa conferência após a cimeira dos líderes desses países, realizada no Gana, neste sábado (19.06).

Os países esperam que uma moeda única ajude a impulsionar comércio e crescimento económico.

"Devido ao choque da pandemia [de Covid-19], os chefes de Estado haviam decidido suspender a implementação do pacto de convergência em 2020-2021" disse Brou.

Porém, acrescentou, "temos um novo mapa e um novo pacto de convergência que cobrirá o período entre 2022-2026, e 2027 sendo o ano de lançamento do 'Eco'", disse ele, referindo-se ao nome da nova moeda.

A Nigéria, a maior economia da África Ocidental, atualmente opera moeda própria; enquanto outros oito países, incluindo o maior produtor de cacau, a Costa do Marfim, utiliza o Franco CFA, atrelado ao euro.

Costa do Marfim: Defumadoras de peixe em perigo