1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Chefes das Forças Armadas da CPLP reunidos em Cabo Verde

12 de abril de 2019

Os Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da CPLP decidiram propor a criação de uma nova força conjunta de intervenção e apoio para situações de catástrofes.

https://p.dw.com/p/3Ggb4
Kap Verde Praia Militärparade
Foto: Forças Armadas de Cabo Verde

Os Chefes de Estado Maior das Forças Armadas da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa(CPLP) a participar na 21ª reunião dos Chefes de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA) da CPLP na Cidade da Praia em Cabo Verde decidiram propor a criação de uma nova força conjunta de intervenção e apoio para situações de catástrofes . A estrutura irá abranger o exército, a marinha e a força aérea de cada um dos países, revelou o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, Major General Anildo Morais. "Analisamos o documento sobre o mecanismo de resposta a situação de catástrofes que certamente será aprovado já na reunião dos Ministros da Defesa, estamos a aguardar só a posição da Guiné Equatorial”.

O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Portugal, almirante António Silva Ribeiro, saudou a decisão tomada na Praia, explicando que o caso de Moçambique depois do ciclone Idai é bem elucidativo. "O que pretendemos é desenvolver na CPLP os mecanismos para quando num país nosso irmão surge uma tragédia como esta como é que as forças militares lusófonas podem acorrer e ajudar as populações que estão em sofrimento”.No final deste ano, Angola vai acolher os exercícios militares conjuntos da CPLP, acrescentou o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde. "Decidimos pela realização do exercício Felino 2019 na carta e no terreno também em Angola. Ficou decidida também a realização do Colégio da Defesa em Portugal no mês de setembro sobre a cibersegurança”.

CPLP-Gipel
Foto de família (Cimeira da CPLP em 2018)Foto: CPLP

O encontro da Praia antecede a reunião dos ministros da Defesa da CPLP prevista para o mês de maio, em Luanda, confirmou à DW o ministro cabo-verdiano da Defesa, Luís Filipe Tavares. "Os Chefes de Estado Maior das Forças Armadas vão fazer uma série de propostas e recomendações que nós vamos apreciar no dia 30 de maio, em Luanda, e depois tomar decisões importantes. É muito importante que haja esta concertação a nível da CPLP, porque nós temos desafios comuns”.

Ataques em Cabo delgado

O major general Ezequiel Isac Muianga também esteve na Cidade da Praia em Cabo Verde a participar na nesta reunião. Confrontado com a questão dos ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado em Moçambique disse que a situação está a ser resolvida. "Nós estamos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir a ordem do comandante em chefe no sentido de garantir a ordem e a segurança pública e garantir a livre circulação de bens e pessoas na província de Cabo Delgado”.O comandante do Exército moçambicano disse ainda que os militares e a Polícia da República de Moçambique estão a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a circulação de bens e de pessoas. Os ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, já terão matado pelo menos 150 pessoas desde outubro de 2017 e milhares de outras abandonaram as aldeias e as hortas onde cultivavam os seus alimentos, dando origem a um movimento de deslocados em direcção às capitais de distrito.

Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP reunidos na Cidade da Praia

Ezequiel Isac Muianga vincou que as autoridades moçambicanas esperam contar com o apoio da CPLP na troca de experiências e de informações que ajudem Moçambique a resolver este problema e ficou também agradecido com a solidariedade demonstrada durante este encontro. "A cooperação é muito importante do ponto de vista de troca de experiências, treinamentos e troca de informações que possam nos ajudar a resolver este problema o mais cedo quanto possível. O maior contributo que saiu da reunião foi a solidariedade em relação a Moçambique”. Com excepção da Guiné-Bissau, todos os Estados da comunidade participaram na reunião de Cabo Verde.