1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cheias na Alemanha: Reparações avaliadas em 2 mil milhões

Lusa
20 de julho de 2021

Os danos às infraestruturas de transporte causados pelas enchentes no oeste da Alemanha podem atingir os dois mil milhões de euros, noticiou hoje o jornal alemão "Bild", referindo-se às estimativas governamentais.

https://p.dw.com/p/3wipb
Deutschland, Bad Neuenahr | Überflutungen in NRW und Rheinland-Pfalz
Foto: Thomas Lohnes/Getty Images

A reparação dos danos causados à via férrea e às estações implicará custos de até 1,3 mil milhões de euros, segundo cálculos do Ministério dos Transportes, citados pelo jornal  "Bild".

A isso se somam os danos registados em estradas, pontes, torres de comunicação, fornecimento de energia elétrica e gasodutos.

Até a segunda-feira (19.07), foram confirmados 165 mortos e 749 feridos, mas centenas de pessoas ainda estão desaparecidas na Alemanha após as inundações.

O Conselho de Ministros alemão vai abordar, na quarta-feira (21.07), o montante de um primeiro lote de ajuda direta de emergência às vítimas, que o ministro das Finanças, Olaf Scholz, quantificou em cerca de 300 milhões de euros.

Gestão da crise questionada

A chanceler alemã, Angela Merkel, que visitou a região no domingo (18.07) com a responsável pelo estado da Renânia-Palatinado, a social-democrata, Malu Dreyer, visitará esta terça-feira (20.07) outra cidade afetada no estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Neste estado, Merkel irá encontrar-se com o chefe de Governo da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet - o candidato conservador do partido de Merkel a chanceler nas eleições gerais de setembro próximo -, cuja gestão da crise está a ser altamente questionada.

Deutschland, Bad Neuenahr | Überflutungen in NRW und Rheinland-Pfalz
As vítimas não cruzam os braçosFoto: Thomas Lohnes/Getty Images

Não há avaliação do montante total da ajuda para a reconstrução, embora o ministro das Finanças, Scholz, e o ministro do Interior, Horst Seehofer, suponham que será de vários mil milhões de euros.

O precedente, à escala alemã, foi um pacote aprovado em 2013, após inundações que se espalharam por oito dos 16 estados federais do país e ascenderam a oito mil milhões de euros.

Outros afetados

As inundações da semana passada afetaram principalmente os já mencionados Estados da Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado. Também ocorreram inundações no leste da Saxónia e no sul da Baviera, embora de dimensões menos graves.

A Bélgica presta homenagem nesta terça-feira (20.07) às vítimas das inundações de uma escala sem precedentes que assolaram a região de Liège (leste) nos dias 14 e 15 de julho, com um dia de "luto nacional" marcado por um minuto de silêncio ao meio-dia local.

Na Bélgica, aproximadamente 31 pessoas morreram após as inundações que também atingiram o país. Outros países da Europa Central também foram atingidos pelas fortes chuvas, nomeadamente a França, o Luxemburgo, os Países Baixos e a Suíça.

Alemanha ainda contabiliza os “estragos” das inundações