1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

China critica "provocação perigosa" dos EUA

Lusa
28 de julho de 2020

A China critica os Estados Unidos pelo que define de "provocação perigosa" que pode implicar uma "confrontação" no caso do encerramento dos consulados, mas deseja que os dois países "comuniquem de forma racional".

https://p.dw.com/p/3g56w
Foto: picture-alliance/dpa/A. Wong

No decurso de uma conversa com o seu homólogo francês Jean-Yves Le Drian, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, advertiu que as relações sino-norte-americanas  se arriscam a "cair nos abismos da confrontação" e apelou à comunidade internacional para evitar "qualquer ato unilateral ou hegemónico", segundo uma transcrição fornecida pelo ministério chinês. 

A China assumiu na segunda-feira (27.07) o controlo do consulado dos Estados Unidos em Chengdu (sudoeste), abandonado pelos diplomatas norte-americanos, em reação ao encerramento por Washington na semana passada do consulado chinês em Houston (Texas), no rescaldo de um episódio diplomático que fez recordar o período da Guerra fria.

"Este perigoso incitamento à confrontação e à divisão por parte dos Estados Unidos é totalmente desligado da realidade, na qual os interesses da China e dos Estados Unidos estão intimamente ligados", considerou o ministro chinês. 

Os dois países devem "procurar comunicar de forma racional" e "nunca permitir que elementos antichineses ponham em causa as décadas de trocas e de frutuosa cooperação", acrescentou. 

Os EUA alegaram que o consulado de Houston era um ninho de espiões chineses, que tentaram roubar dados de instalações no Texas, incluindo o sistema médico do Texas A&M e o MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, em Houston. 

A China definiu as alegações de "calúnia maliciosa".

Covid-19: Uganda quer reduzir dependência da China