1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Condenação de Mavungo é pura e simplesmente surreal"

Nelson Sul de Angola (em Cabinda)15 de setembro de 2015

A sentença de seis anos de prisão efetiva decretada pelo juíz do Tribunal de Cabinda está a provocar uma onda de contestação junto de ativistas cabindeses e de organizações não governamentais.

https://p.dw.com/p/1GX01
Padre Casimiro CongoFoto: DW/N. Sul de Angola

A condenação do ativista José Marcos Mavungo a seis anos de prisão efetiva deve ser enquadrada no clima de repressão e supressão de dissidentes em Angola, considerou a Amnistia Internacional, logo depois de conhecer, esta segunda-feira (14.09), a sentença proferida pelo Tribunal Provincial de Cabinda.

No enclave angolano as reações dos ativistas e das organizações não governamentais (ONG) também não se fizeram esperar. Acusam o regime do Presidente angolano José Eduardo dos Santos de autoritário e fascista.

Uma dessas figuras é o conhecido padre Casimiro Congo que, em declarações à DW África, considerou a condenação de "falta de pudor por parte do regime de Luanda e de uma clara perseguição aos ativistas que reivindicam a independência de Cabinda do territorio angolano.”

"Não tive vontade de me revoltar"

Para o Padre Congo condenar uma pessoa a seis anos de prisão efetiva sem nunca ter realizado a manifestação “é pura e simplesmente qualquer coisa de surreal. Na sala do tribunal olhei para o juíz e não tive vontade de me revoltar contra aquele senhor que representava todo o poderio colonial e de repressão. E pensei, afinal ele deve ser tão vítima do sistema como eu.”Segundo Casimiro Congo, os últimos acontecimentos relativos à violação dos direitos humanos e perseguições políticas são reveladores de que nos próximos tempos Angola poderá assistir a uma violência politica sem precedentes.

“Creio que daqui para a frente vamos assistir à maior das violências aqui em Angola. Não por causa de Eduardo dos Santos mas por causa daqueles que se enriqueceram à custa de Eduardo dos Santos e que têm medo de perder a riqueza”, destacou o padre Casimiro Congo.

Francisco Taty, outro ativista de Cabinda, reagiu à condenação de Mavungo nos seguintes termos: “Conseguiu-se levar José Eduardo dos Santos a dizer que a democracia em Angola lhe foi imposta e realmente foi a única vez que este regime disse uma coisa honesta. E temos um grande trabalho a fazer, ou seja, que José Eduardo dos Santos e o seu regime respeitem a democracia. José Eduardo dos Santos tem dificuldades em se adaptar à democracia. Tenho dito que a democracia é uma autoestrada com duas faixas de rodagem, tem que respeitar a opinião dos outros. Mas ele e o seu regime condenam, perseguem, matam todo aquele que tem uma visão diferente.”

Regime fascista e absolutista
Por seu turno, Fernando Lello, secretário provincial da Coligação Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) no enclave, disse à DW África que a condenaçao de Mavungo revela que os angolanos “estão perante um regime fascista e um regime absolutista em que a separação de poderes só existe no papel. Sentenças do género sempre aconteceram em Cabinda. Foi assim com o meu processo, com o caso de Francisco Luemba, o Padre Raútl Tati...”

Fernando Lello
Fernando Lello, da CASA-CE em CabindaFoto: Nelson Sul D'Angola
Francisco Taty
Francisco Taty, ativista de CabindaFoto: DW/N. Sul de Angola

Fernando Lello também esteve preso quando ainda era o correspondente da Voz da América (VOA) , condenado a 12 anos de prisão por alegado crime de espionagem contra a segurança do Estado.

Entretanto, a DW África sabe que, neste momento, a equipa de advogados de Mavungo está a trabalhar no requerimento de interposição de recurso a ser entregue na quarta-feira (16.09) no Tribunal Supremo de Justiça.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema