1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Dívidas ocultas: Empréstimos da ProIndicus e MAM são nulos

Lusa
13 de maio de 2020

O Conselho Consitucional de Moçambique considera nulos os empréstimos das empresas ProIndicus e MAM, relacionados com o caso das dívidas ocultas. A decisão é idêntica à que já havia sido tomada sobre a EMATUM.

https://p.dw.com/p/3c9Kj
)
Foto: picture-alliance/dpa/S. Goya

"O Conselho Constitucional (CC) declara a nulidade dos atos relativos aos empréstimos contraídos pelas empresas ProIndicus e Mozambique Asset Management (MAM) e das garantias soberanas conferidas pelo Governo, em 2013 e 2014, respetivamente, com todas as consequências legais", lê-se no documento divulgado na terça-feira (13.05).

A decisão é idêntica à que já havia sido tomada em junho de 2019 quando o órgão foi chamado a deliberar sobre o empréstimo à EMATUM.

No conjunto, as verbas usadas em nome das três empresas públicas moçambicanas (EMATUM, MAM e ProIndicus) totalizam os 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de uros) do escândalo das dívidas ocultas, ainda sob investigação judicial - e com EUA e Moçambique a disputar na África do Sul a extradição do homem que as assinou, Manuel Chang, antigo ministro das Finanças.

FMI recomenda:"Não escondam as dívidas como Moçambique"

Pedido da sociedade civil

O acórdão surge depois de o Conselho Constitucional (CC) de Moçambique ter sido chamado a declarar-se por via de uma petição dinamizada pelo Fórum de Monitoria da Dívida (FMO) que reuniu 2.000 assinaturas - tal como na decisão de 2019.

Desta vez, a petição pegou nas Contas Gerais do Estado de 2015, onde as garantias surgem inscritas para suscitar a sua nulidade por não terem sido inscritas nos orçamentos dos anos em que foram emitidas (2013 e 2014), violando a Constituição, e passando à revelia da Assembleia da República e do Tribunal Administrativo.

Em causa está um empréstimo de 622 milhões de dólares (610 milhões de euros) contraído junto do banco Credit Suisse para a Proindicus e outro de 535 milhões de dólares (492 milhões de euros) contraído junto do Banco de Comércio Exterior da Rússia (VTB) a favor da MAM.

Schiffe von EMATUM in Mosambik
Barcos da EMATUM no porto de MaputoFoto: EMATUM

Desrespeito

O CC dá como "inegavelmente corroborado o alegado" pelos peticionários, acerca do "desrespeito" pelas leis orçamentais e da "postergação da transparência". Os juízes dizem que a transparência foi substituída por um "abominável secretismo em todas as operações financeiras das empresas aqui implicadas".

O acórdão divulgado hoje indica que há uma "completa similitude" com a declaração que o CC emitiu em 2019 de nulidade dos atos relacionados com o empréstimo à EMATUM. O CC refere que a "ilegalidade" em causa tem "um efeito jurídico aniquilador" sobre os atos.

A declaração de junho de 2019 não impediu o Governo de renegociar com os credores o reembolso dos 'eurobonds' da Ematum, alegando que a posição dos juízes do Constitucional pode ser cumprida procurando o ressarcimento do Estado por parte de quem vier a ser condenado pela Justiça.

Em relação às garantias prestadas a favor da MAM e Proindicus, o Governo já tinha iniciado processos, ainda em curso no exterior, alegando a respetiva nulidade.

Saltar a secção Mais sobre este tema