1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
EducaçãoÁfrica

Contra o Crime: A Importância da Família

Marta Barroso
5 de outubro de 2021

Até há bem pouco tempo, Tomás Malongo não sabia como é importante para um casal planear quantos filhos deve ter e quando. E não sabia que uma gravidez não planeada pode pôr em risco a saúde da mãe e da criança. 

https://p.dw.com/p/3g2vp
Foto: DW

Demasiadas gravidezes num curto espaço de tempo levaram Linda Malongo à exaustão. As queixas da jovem mãe de 20 anos não foram levadas a sério pelo seu marido, Tomás, que insistiu em ter mais um filho, um menino.

Linda cedeu e acabou por morrer, depois de sofrer algumas complicações. Até há bem pouco tempo, Tomás não sabia como é importante para um casal planear a sua família – quantos filhos deve ter e quando.

O jovem não entendia por que razão uma mulher podia querer esperar para ter o seu primeiro filho ou porque precisa de tempo para recuperar entre as gravidezes. Também não sabia que uma gravidez não planeada pode pôr em risco a saúde, tanto da mãe, como da criança.

Mozambik Learning by Ear 2016 - Produktion in Maputo
O ator Jorge Vaz dá voz a este audiolivroFoto: DW/M. Sampaio

Sentado no seu quintal, Tomás vai contar-nos a sua história, numa altura em que dava tudo para poder voltar atrás no tempo. Nesta nova série, falamos sobre os benefícios do planeamento familiar e sobre o direito das mulheres a decidir sobre o seu próprio corpo.

Esta nova temporada do "Learning by Ear - Contra o Crime" tem um novo formato: o audiolivro. Adaptámo-nos às restrições impostas pela pandemia provocada pela Covid-19 e continuámos a fazer a produção desta série em África - ainda que remotamente. Com a ajuda de ferramentas digitais, a nossa série educativa continua a tratar de temas que fazem parte dos desafios dos jovens africanos.

O audiolivro "A importância da Família" é narrado pelo ator moçambicano Jorge Vaz.

"Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está de volta!