1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Educação

Contra o Crime: Um Desaparecimento em Picoa

Hurcyle Gnonhoué
29 de janeiro de 2020

O carvão vegetal é a principal fonte de sustento da população em Picoa. Mas os tempos estão a mudar: o Estado está a tentar melhorar a gestão dos recursos florestais e regular a produção. Serão as mudanças bem recebidas?

https://p.dw.com/p/3QL8W

Tânia, de 21 anos, assumiu um grande desafio quando aceitou o seu primeiro emprego: está encarregada de reformar a produção de carvão na sua cidade natal, Picoa, que fica a cerca de 100 quilómetros da capital de Nucha, um país fictício em África.

É este município que abastece a capital de carvão vegetal. É por essa razão que as florestas estão sob ameaça, porque há quem corte árvores em áreas protegidas.

Mas os tempos estão a mudar: o Governo estabeleceu novas diretrizes para tornar o setor menos prejudicial ao meio ambiente e também mais transparente para limitar o tráfico e o contrabando - sobretudo para a Europa.

No entanto, muitos trabalhadores em Picoa opõem-se a essas mudanças e consideram Tânia uma traidora, sobretudo porque a própria jovem faz parte de uma família que trabalha no setor do carvão.

A situação complica-se ainda mais quando o seu tio Félix, presidente da Associação dos Produtores de Carvão Vegetal, desaparece. Ele é suspeito de ter roubado todo o carvão da cidade, que era armazenado pela agência onde Tânia trabalha. Mas será realmente Félix o ladrão de carvão?

Learning by Ear 2017 - Produktion in Maputo
Lídia Pereira dá voz a Tânia, que regressa à sua cidade natal para dirigir a Agência para o Meio Ambiente e FlorestasFoto: DW/M. Sampaio

As personagens principais foram interpretadas pelos seguintes atores:

Tânia – Lídia Pereira

Félix – Carlos Alberto

Igor – Arménio Matavele

Carolina  –  Esperança  Naiene

Cândida – Arlete Bombe

Germano – Jorge Vaz

Comandante Cristóvão – Zacarias Mahumane

Helena – Angelina Chavango

Learning by Ear 2017 - Produktion in Maputo
Atores Lídia Pereira, Diaz Santana e Arlete BombeFoto: DW/M. Sampaio
Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos