1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SaúdeÁfrica do Sul

Covid-19: África do Sul aprova vacina para uso emergencial

Reuters | cvt
27 de janeiro de 2021

A África do Sul aprovou a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para uso emergencial e está a revisar candidaturas das fabricantes rivais, Johnson & Johnson e Pfizer, anunciou o regulador de medicamentos sul-africano.

https://p.dw.com/p/3oUGQ
Coronavirus Impfstoff Symbolbid
Foto: picture-alliance/Flashpic

A África do Sul pagará 5,25 dólares por dose por 1,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca do Instituto Serum da Índia. Espera-se que as vacinas cheguem ao longo deste mês e em fevereiro para proporcionar proteção aos trabalhadores da linha da frente.

"A vacina da AstraZeneca, recebeu (aprovação) para uso emergencial e haverá uma conferência de imprensa com o ministro da Saúde sobre isto (mais tarde)", disse Helen Rees, presidente da autoridade sul-africana para produtos de saúde (SAHPRA na sigla inglesa) durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira (27.01).

Data visualization COVID-19 New Cases Per Capita – 2021-01-27 – Africa - Portuguese (Africa)

Johnson & Johnson continua em avaliação

A diretora-executiva do regulador da mesma instituição, Boitumelo Semete-Makokotlela, acrescentou que a candidatura da vacina da Johnson & Johnson, que se tornou o primeiro fornecedor a solicitar o registo em dezembro, ainda necessita de mais informações antes de haver uma decisão, apesar dos estudos de já se encontrarem na avançada fase três.

A África do Sul sofreu um aumento nas infeções provocado por uma nova variante do coronavírus, mais contagiosa, que levou a 21.000 novos casos diários no início de janeiro, embora diminuíram agora para menos de 10.000.

Esta quarta-feira, o partido da oposição, Aliança Democrática (DA), anunciou uma ação judicial para forçar o Governo do Presidente Cyril Ramaphosa a divulgar detalhes dos seus planos de vacinação contra a Covid-19.

Quénia: Espera e desespero por vacina contra a Covid-19

Saltar a secção Mais sobre este tema