1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: África lança rede para estudar o novo coronavírus

Lusa
10 de setembro de 2020

Uma rede de laboratórios vai acelerar a sequenciação do genoma do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, além de estudar vacinas e tratamentos adaptados aos africanos. O anúncio foi feito pela OMS e o África CDC.

https://p.dw.com/p/3iH9a
Foto: AFP/M. Cattani

Doze laboratórios especializados e regionais de referência irão integrar a rede que fornecerá serviços de sequenciação do coronavírus da síndrome respiratória aguda severa 2 (SARS-CoV-2), análise de dados e outros serviços de apoio técnico aos países africanos.

"Enquanto continuamos a enfrentar a pandemia da covid-19 em África, ser capaz não só de acompanhar a sua evolução, mas também de avaliar a possível mutação do vírus é crucial para uma resposta eficaz", disse esta quinta-feira (10.09) Matshidiso Moeti, diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África. 

Apesar de a nova rede laboratorial ser dedicada à sequenciação do genoma do vírus da covid-19, a responsável da OMS destacou também o seu papel no desenvolvimento de vacinas e tratamentos adaptados aos africanos.

De acordo com a OMS, a sequenciação em curso está já a fornecer "informação crucial" para determinar o tipo de SARS-CoV-2 que circula nalguns países, tendo demonstrado que a maioria dos genomas que circulam em África são atribuídos à estirpe que emergiu da epidemia na Europa. 

Symbolfoto Coronavirus
Foto: picture-alliance/Geisler-Fotopress

Origem do vírus em África

Dados já conhecidos indicam que, em África, foram identificadas dez estirpes do vírus, tendo sido produzidas mais de 80 mil sequências a nível mundial.

O agrupamento de vírus de diferentes países na mesma estirpe ou sub-estirpe indica uma ligação ou importação de vírus entre países.

Países como a República Democrática do Congo (RDC) e a África do Sul estão a sofrer uma transmissão localizada, enquanto que na RDCongo há também importação de casos do Gana, Marrocos e Senegal, adianta a OMS.

Maior controlo da pandemia

"A criação da rede de sequenciamento Covid-19 ajudará a melhorar a vigilância no continente e os países a gerirem e a controlarem eficazmente a pandemia", defendeu, por seu lado, o diretor do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC), Jonh Nkegasong.

Tudo o que precisa saber sobre o novo coronavírus

"Dado que a curva pandémica da Covid-19 se achata em África, temos de estar preparados para um possível ressurgimento, como já foi observado em alguns países. Com a sequenciação genómica podemos ter uma melhor compreensão da pandemia através de uma identificação mais precisa dos focos de transmissão", acrescentou. 

A OMS e o África CDC estão a fornecer aos países africanos equipamento de sequenciação, reagentes e apoio técnico para acelerar a sequenciação do SARS-CoV-2 em África.

Neste contexto, foram já geradas 2.016 sequências de 18 países - Argélia, República do Benim, Camarões, República Democrática do Congo, Egito, Gâmbia, Gana, Quénia, Madagáscar, Mali, Marrocos, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, África do Sul, Tunísia, Uganda e Zâmbia. 

África registou desde o início da pandemia um total de 1.321.736 casos de Covid-19, que causaram 31.902 mortes no continente, segundo o África CDC. Mais de um milhão de doentes recuperaram da doença.