1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: Os números em África

Lusa ms
25 de março de 2020

O continente africano registou até agora 58 mortes devido ao novo coronavírus, aproximando-se dos 2.000 casos em 45 países e territórios, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

https://p.dw.com/p/3a0p1
Foto: AFP/M. Cattani

No total, estão contabilizados neste continente 1.988 casos de infeção desde o início da pandemia e 58 mortes, de acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da União Africana.

Há registo de mortes em 13 países africanos: Argélia, Burkina Faso, República Democrática do Congo (RDC), Egito, Gabão, Gâmbia, Gana, Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Tunísia e Zimbabué.

Segundo o CDC, o continente conta ainda com 187 doentes recuperados, números que baixam o total de infeções ativas para 1.743.

O Egito contabiliza 19 mortes e 366 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, sendo o país africano com maior número de vítimas mortais causadas pela doença. O primeiro-ministro egípcio já anunciou, para conter a propagação da doença, um toque de recolher obrigatório noturno durante duas semanas.

Em segundo lugar surge a Argélia, com 17 mortos em 230 infeções. O país é a nação africana com mais casos recuperados, 77, o que reduz o número de infeções ativas para 136.

Se não consegue visualizar o mapa, pode abrir este link da Johns Hopkins University:
https://coronavirus.jhu.edu/map.html

África do Sul tenta evitar catástrofe

A África do Sul continua como o país com o maior número de casos acumulados de infeção em África (554), não registando qualquer morte. Ainda assim, o ministro da Saúde do país afirmou que as autoridades sul-africanas acreditam que estes números se vão "multiplicar por três ou por quatro" nas próximas duas semanas.

Na segunda-feira, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou um confinamento nacional de três semanas para "evitar uma catástrofe humana de proporções enormes."

Burkina Faso e Marrocos apresentam ambos quatro mortos, seguindo-se a Tunísia, com três fatalidades por covid-19 desde o início da pandemia, e RDC, Gana e Maurícias, com duas mortes cada.

Zimbabué, Sudão, Nigéria, Gâmbia e Gabão registam, cada um, uma vítima mortal em consequência do novo coronavírus.

Nos países lusófonos, Angola, Moçambique e Cabo Verde registam, cada um, três casos de Covid-19 nos seus territórios, com registo de uma vítima mortal no arquipélago cabo-verdiano.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Mais de 20 países africanos encerraram de forma total as fronteiras e pelo menos 13 decretaram quarentena obrigatória. Muitos também adotaram medidas de contenção como o encerramento de instituições de ensino e a proibição de encontros religiosos.