1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

África está fora dos mercados financeiros desde abril

Lusa
10 de outubro de 2020

Países africanos estão arredados dos mercados financeiros internacionais desde o segundo trimestre deste ano devido à degradação das condições financeiras, nomeadamente as taxas de juros, de acordo com o Banco Mundial.

https://p.dw.com/p/3jjIu
Nigeria Lagos | Arbeiter auf einer Baustellen | Eko Atlantic City
Foto: Pius Utomi Ekpei/AFP/Getty Images

"No terceiro trimestre deste ano, nenhum Eurobond [títulos de dívida em moeda estrangeira] foram emitidos na África subsaariana e nenhuma emissão foi feita no início do último trimestre", lê-se no relatório do Banco Mundial sobre esta região, com o título Pulsar de África.

"Uma pronunciada aversão ao risco e défices e dívidas acentuadamente mais elevadas na região mantiveram os juros da dívida soberana mais altos do que no início do ano, levando muitos países a adiar o regresso planeado aos mercados", como era o caso de Angola, que no início do ano tinha prevista uma emissão de dívida de 3 mil milhões de dólares.

No relatório, o Banco Mundial diz que os desequilíbrios orçamentais deverão aumentar de 2,3% em 2019 para 5,9% este ano, melhorando para 5,4% em 2021, enquanto na África Austral a média deverá passar de 4,9% no ano passado para 9% este ano, "principalmente devido a uma deterioração nos saldos orçamentais de Angola e da África do Sul, as duas maiores economias da região".

Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida

Senegal Saint Louis | Erinnerung Kolonialzeit | Faidherbe Brücke
Foto: Seyllou/AFP/Getty Images

A degradação acentuada das condições financeiras e o impacto da pandemia de covid-19 nas economias africanas levaram muitos países a pedirem a adesão à Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI), lançada pelo G20 em abril, com o apoio do FMI e do Banco Mundial.

"A DSSI foi desenhada para ser mais uma ferramenta para os decisores políticos conseguirem redirecionar recursos para combater a pandemia, por exemplo permitindo que suspendam o pagamento dos montantes devidos ou dos juros na dívida oficial bilateral desde 1 de maio até final do ano", lê-se no relatório.

Dos 73 países elegíveis para a DSSI, 38 estão na África subsaariana e só 28 países sinalizaram a intenção de aderir a esta iniciativa.

"O alívio potencial total para estes 28 países chegaria aos 5,2 mil milhões de dólares [4,4 mil milhões de euros], metade dos quais são a poupança de Angola, o país da África subsaariana que mais beneficiaria com esta iniciativa", salienta-se no documento.

Em África, há 37.680 mortos confirmados em mais de 1,5 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Angola: Combate à malária ignorado devido à Covid-19

Saltar a secção Mais sobre este tema